O restaurante mexicano Hoja Santa, em Carcavelos, deu lugar ao Joanino, que manteve a esplanada. O menu, agora a cargo do chef Ivo Salgueiro, aposta nos petiscos portugueses, incentiva o convívio à mesa e surge acompanhado de vinhos (alguns a copo) e cocktails.
Corpo do artigo
Zé Povinho (a personagem satírica da cultura popular portuguesa criada por Rafael Bordalo Pinheiro) levanta o braço para brindar com vinho tinto, perante uma mesa recheada do que parecem ser sardinhas e rodelas de chouriço, enquanto a sua mulher, de lenço na cabeça, lê atentamente o menu do Joanino. Este mural, desenhado diretamente na parede por Miguel Preto (de nome artístico Gooze), dá as boas-vindas aos clientes deste restaurante recente em Sassoeiros, Carcavelos, e confirma que se trata de uma casa portuguesa de “petiscos... e não só”.
Quem nunca visitou o Hoja Santa não reconhecerá nenhum dos aspetos da sua decoração, já que todo o visual do restaurante foi alterado, com o contributo do atelier Patrícia Lopes Rego – Interior Design Studi, de forma a incorporar as cores portuguesas. “O Hoja Santa estava a correr-nos bem, mas decidimos mudar o conceito para comida portuguesa, para captar mais o público da zona”, explicou à Evasões João Capitão, que juntamente com João Alves fundou a casa, e entretanto vendeu a sua quota parte a Ivo Salgueiro, que entrou no projeto como chef.
Também ele filho da terra, o chef de 41 anos regressou a Portugal após 16 anos entre Londres e Berlim, onde trabalhou em cozinhas de hotelaria de topo. “Voltar a casa e ter oportunidade de mostrar o que estive a fazer, através do menu, significa muito para mim”, diz. A localização nesta área residencial de Carcavelos pode não ser a mais óbvia, mas a distância de dez minutos de carro até à praia pode jogar a favor, sobretudo nos dias de verão, quando apetecer petiscar algo ao final da tarde, na esplanada com 25 lugares, montada em frente.
O menu curto, proporcional ao tamanho da cozinha e ao espaço de armazenamento disponível, introduz desde logo no couvert uma pitada de influências do mundo com os tostones, um snack crocante de banana-pão, típico da América do Sul, feito à laia de batata a murro. Na petiscada, elencam-se os petiscos: pastéis de bacalhau; croquetes com mostarda; pica-pau; bife tártaro com alcaparras, picles, mostarda, gema de ovo e levedura de cerveja; camarão frito; pimentos padron; ceviche de robalo, e bochechas de porco que ficam a cozinhar ao longo de três horas.
“A escola que ganhei lá fora foi saber os tempos de introdução dos ingredientes”, como no caso do pica-pau, explica Ivo Salgueiro. “Não é só mandar os ingredientes para a frigideira”. No pão, o chef propõe prego de novilho em bolo do caco com batata frita e desfiada de porco. Já quem não dispensa um prato mais substancial encontra, por exemplo, lombo de bacalhau à Brás com chouriço e óleo de salsa caseiro; e plumas de porco com molho fermentado a partir de arroz. De sobremesas, tarte basca, panacota com puré de morango e mousse de chocolate com sal e avelã.
Joanino
Rua do Funchal, 3B, Sassoeiros (Carcavelos)
Tel.: 918 780 145
De quarta-feira a domingo, das 12h30 às 15h30 e das 19h às 23h.
Preço médio: 20 euros