Sexta-feira 30, Matosinhos recebe a terceira edição da Silent Party, no âmbito do programa Ativa’mente. O evento terá música nos auscultadores e DJ ao vivo, destinados a sensibilizar o público para a importância da saúde mental. A participação é gratuita
Corpo do artigo
A Silent Party acontecerá em frente à entrada da Câmara Municipal de Matosinhos, entre as 18.30 e as 23 horas. No evento, serão disponibilizados os auscultadores que permitem alternar entre dois canais, dando a liberdade para escolher consoante o gosto musical de cada um.
O projeto Ativa’mente visa sensibilizar para a importância da saúde mental, através da realização de eventos culturais, desportivos e educativos.
Conforme refere Carlos Mouta, vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, através da Silent Party pretende-se “encontrar o nosso espaço apenas a ouvir a música que queremos, no meio de outras pessoas, mas cada um a optar pela sua música, a dançar, a cantar, a exercitar-se e a conviver num local público, com isso induzindo o seu bem-estar e relaxamento”.
O formato silencioso da festa tem como objetivo criar uma experiência personalizada e menos intrusiva do que os eventos com som ambiente alto. Segundo a organização, este contexto pode reduzir o stress causado por ruídos intensos e distrações, ajudando a diminuir sintomas de ansiedade.
Durante a Silent Party, a música ficará a cargo dos DJ Ricardo Rego e Miguel Cruz, em atuações paralelas. Ana Fernanda, psicóloga, afirma que a iniciativa propõe “conciliar a vida profissional, pessoal e familiar”. E acrescenta: “Após um dia de trabalho, pode-se perfeitamente ter esta atividade de lazer, vir com os colegas, amigos e família, e aproveitar estes momentos”.