Norte Surf Fest volta a Matosinhos com mais de cem surfistas na mesma onda - e muito mais
Colocar mais de 110 surfistas na mesma onda, homenagear o surfista Abílio Pinto e promover atividades gratuitas são alguns dos destaques da programação do Norte Surf Fest. O festival de surf - e não só - acontece em Matosinhos e no Porto, de 26 a 28 de setembro
Corpo do artigo
Quebrar um recorde mundial pode parecer impraticável ou fantasioso, ainda para mais quando envolve as ondas gélidas da costa portuense. No entanto, não é uma previsão que assuste a organização do festival Norte Surf Fest que tem como objetivo, no domingo 28, colocar mais de 110 surfistas na mesma onda em simultâneo.
É através desta iniciativa, bem como da realização do próprio festival - que acontece em Matosinhos e no Porto de 26 a 28 de setembro - que é possível "reforçar a região norte como um destino de referência do turismo de surf internacional", refere Afonso Teixeira, porta-voz da organização do evento.
Também Abílio Pinto, figura incontornável do surf português que faleceu há poucos meses, é rememorado através de uma Conversas à Nortada, de seu nome "Lembrando o Billy Boy", e de uma exposição biográfica, disponível no Jardim Senhor do Padrão.
As mulheres são também homenageadas noutra Conversas à Nortada, de entrada livre, com o tema "Mulheres nas Ondas". Já sob as divisas de inovação, tecnologia, sustentabilidade, superação e resiliência, as surf talks contam com convidados de referência como Bethany Hamilton, Tom Carol e João de Macedo.
Ao contrário do que se possa imaginar, o festival "não é exclusivo para surfistas, sendo desenhado para toda a comunidade". Na programação gratuita do Norte Surf Fest figura a música ao vivo, com artistas como Souls of Fire, Not All Tails, Population 5 e Sadhäna a animarem o Jardim do Senhor do Padrão. Ademais, há workshops e atividades desportivas e de bem-estar.
A programação contempla ainda uma sessão de surf adaptado, conduzida pela Associação Surfit Terapêutica, com a participação de associações e instituições sociais do Grande Porto. Em paralelo, acontece o Surf & Rescue, que pretende alertar para a segurança aquática e salvamento, bem como para limpeza da praia, com crianças de escolas do Porto e Matosinhos.
O Marcado, isto é, um mercado ao ar livre com "pequenos comerciantes e marcas locais, muitas sem loja física, com produtos com ligação à cultura da praia", é outro espaço presente neste evento.
Há ainda lugar para competições com figuras nacionais de referência no surf, convidadas pela organização.
Norte Surf Fest
De 26 a 28 de setembro
Matosinhos e Porto
Web: nortesurfest.pt
Atividades gratuitas mediante inscrição no site
Bilhetes para surf talks desde 35 euros