Com inspiração industrial e uma decoração que une passado e presente, o Moagem Industrial Lodge acaba de abrir portas em Viana do Alentejo, dando nova vida a uma antiga fábrica de moagem e respeitando o seu legado.
Corpo do artigo
O motor de grande dimensão, que em tempos foi o coração desta antiga fábrica de moagem, ajuda a decorar o pátio da entrada, mas mais importante, já deixa antever que a memória e a homenagem ao legado deste edifício histórico são dois dos pilares neste novo quatro estrelas no interior alentejano. Chama-se Moagem Industrial Lodge e acaba de abrir portas em Viana do Alentejo, recuperando o espaço onde funcionaram em tempos Moinhos de Santo António e revitalizando uma casa que se encontrava devoluta há duas décadas.
O respeito pelo passado fabril denota-se pelos vários cantos do hotel, mantendo-se paredes e escadaria originais, ou até as calhas de madeira onde se transportavam os cereais. A inspiração industrial é a espinha dorsal para a decoração do Moagem, apostando-se em materiais como ferro, pedra e madeira, que aqui casam com um elemento de conforto. Numa perspetiva temporal, a comunhão faz-se entre antiguidades, objetos vintage e peças de design mais contemporâneo.
Entre quartos duplos, suites familiares e uma penthouse, há 17 unidades de alojamento, com sete tipologias diferentes, alguns com sala de estar e áreas de lazer, como bilhar. As varandas e os pátios são generosos em tamanho e as vistas panorâmicas são variadas, ora para o centro da vila e para o castelo, ora para a paisagem serrana em redor, ora para Évora, que espreita ao longe.
O restante tempo livre passa-se à mesa do restaurante, na zona de bem-estar (que inclui sauna, banho turco e piscina interior aquecida, que na verdade funciona como um híbrido, com uma das duas fachadas amovíveis e descoberta, como pede a estação quente) e em momentos de ócio no pátio, onde coabitam catos, buganvílias, horta, jardim de ervas aromáticas e espreguiçadeiras com sombra.
Inaugurado há um mês, o novo hotel de Viana do Alentejo é o mais recente projeto da Mainside Investments, o grupo responsável pela reabilitação do Lx Factory e da Pensão Amor, e que no ramo da hotelaria é dono do Madam"s Lodge e do Cais Urban Lodge, ambos em Lisboa, e dos Zero Box Lodge em Coimbra e no Porto. "O nosso modus operandi é sempre o de conhecer que espaços são estes, que histórias contam e o que podem vir a ser no futuro", explica Joana Gomes, coordenadora de projetos de hotelaria do grupo. "O que nos moveu foi a vontade de prolongar a história deste edifício, respeitando a sua identidade e trazendo-o para o presente com sobriedade e propósito", acrescenta a responsável. Entre os próximos projetos do grupo está a reabilitação de um palacete em Vila Real de Santo António e do Hospital do Desterro, que se tornará num hub multicultural em Lisboa.
Cozinha de fogo e de proximidade
Legumes de Sousel, pão do Alvito, queijos de Oriola, azeitonas de Borba, enchidos de Estremoz talho de Évora e vinhos regionais: é de uma lógica de proximidade que se faz a cozinha do Moagem Kitchen, o restaurante do hotel que mapeia o território alentejano aos jantares, em formato à carta ou em menu de degustação (apropriadamente intitulado "Fogo Lento, Conversa Lenta", permitindo sentar ao balcão, na própria cozinha). O chef Pedro Dias, portuense de 27 anos que foi finalista no concurso Chefe do Ano 2024, aposta aqui numa cozinha a lenha, confecionada em ferro ou barro, para "voltar às raízes e à essência" dos nossos sabores.
Croquetes de borrego e de pezinhos de coentrada; tártaro de carpa com puré de pimento vermelho e verde e capuchinhas; papada curada na casa com puré de cenoura assada, enchidos e feijão verde; caldeirada de peixe de rio; cogumelos com beringela em vinha d"alhos; e a versão de ensopado de borrego da casa, com a carne a marinar 24 horas numa pasta de poejo e cidreira, são alguns dos pratos do restaurante, que funciona para hóspedes - para não-hóspedes, apenas com reserva prévia.
Moagem Industrial Lodge
Rua do Lagar Novo, 3, Viana do Alentejo
Tel.: 924056665
Web: moagem.thezerohotels.com
Preço: quartos duplos desde 200 euros, com pequeno-almoço; menu de degustação do restaurante desde 60 euros, sem vinhos.