Depois do premiado Santiago de Alfama Boutique Hotel, em Lisboa, Heleen e Manuel Rosa da Silva deram vida à The Green House, um hotel de charme aninhado em Vila Nova da Baronia, no Alvito. Até à apanha da azeitona em novembro, é tempo de aproveitar este retiro campestre.
Corpo do artigo
Cinco tipos de tomate, batata, batata-doce, courgete, beringela, alface, espinafres, rúcula e um sem número de frutas crescem viçosamente na horta de permacultura biológica no coração dos edifícios que compõem a The Green House. Esta casa verde, com escadas, portas e janelas de tom verde-claro, tornou-se um lugar de ligação ao campo para Heleen Uitenbroek desde que a família passou a dividir-se mais entre Lisboa, onde gere o boutique hotel Santiago de Alfama, e Vila Nova da Baronia (Alvito), onde tanto os pais como os sogros decidiram passar a morar.
Enquanto Heleen cresceu na Holanda e viveu na Nova Zelândia até aos 18 anos, Manuel, com ascendência lusa do lado do pai, chegou de África do Sul com 22. "Conheceram-se nas duas primeiras semanas em Portugal", conta à Evasões uma das três filhas, Audrey. Casaram-se na década de 1990 e viveram mais de dez anos em Londres, regressando depois embalados pela decisão de as respetivas famílias virem para Portugal. "Foi o meu avô paterno que, apesar de ser de Grândola, viu nesta vila um bom sítio para viver, por ter ligação de comboio a Lisboa."
Mais do que paisagem, o campo tornou-se um elemento decisivo para Heleen dar asas às suas verdadeiras paixões - a natureza, a agricultura e o restauro de edifícios antigos -, vertidas em vários projetos hoteleiros ao longo dos anos. Do Chiado16, um boutique hotel onde chegaram a morar, ao Santiago de Alfama Boutique Hotel, premiado este ano como "melhor hotel de luxo do Mundo" pelos Travellers" Choice Awards do TripAdvisor, foram crescendo no saber-fazer.
Há três anos, abriram os seis quartos de charme campestre da The Green House no centro da vila.
Das três tipologias, a Country Club Suíte é a mais luxuosa e reservada. Uma das suítes vira-se diretamente para o pátio central - com chão de pedra, canteiros de plantas e uma piscina criada a partir do tanque original - e, à semelhança das outras duas Country Club, dispõe de cozinha e sala. Já os Deluxe King são quartos de hotel regulares. Em comum, todos os aposentos gozam de camas king size, produtos Bvlgari, lençóis e atoalhados Sampedro, máquina de café e todos os pequenos luxos que se espera encontrar numa unidade de topo, ainda que no campo.
Em contraste com os interiores em que brilham papéis de parede com padrões de pássaros, flores e plantas, as áreas exteriores do hotel não escondem a rusticidade das casas antigas do Alentejo, como esta, recuperada ao fim de 30 anos de abandono.
No Café do Jardim, junto à horta, as refeições são servidas ao ar livre em mesas de madeira e dependem largamente das colheitas orientadas pela sazonalidade. O menu de jantar muda todos os dias (com entradas e uma opção de carne, peixe ou vegetariano, e sobremesas) e o pequeno-almoço é feito na hora.
Este ano, tal como é hábito, a The Green House encerrará a temporada a 4 de novembro, não sem antes dedicar um fim de semana à apanha da azeitona. Do programa, com refeições, fará parte a apanha tradicional com vara no olival de dez hectares da família, seguida de um almoço animado com cante alentejano.
O encerramento, porém, será prolongado, motivado pelas obras de expansão para mais do dobro dos quartos, com nova piscina e restaurante. "A minha mãe não consegue manter as coisas pequenas", ri-se Audrey, de olhos postos num futuro verde.
The Green House
Rua Joaquim Henrique da Silva, 17, Vila Nova da Baronia (Alvito)
Tel.: 213 941 616
Web: www.greenhousealentejo.com
Suíte Deluxe King a partir de 225 euros/noite, com pequeno-almoço.
Disponível também o regime de meia-pensão