
Essência do Vinho, em Lisboa
Foto: Fabrice Demoulin/DR
De 1 a 3 de novembro, o Centro de Congressos de Lisboa volta a receber o encontro Essência do Vinho, que este ano assinala a 26º edição. Com mais de 4000 vinhos de produtores nacionais e internacionais disponíveis para prova, o evento reúne tertúlias, oficinas e um dia exclusivo para profissionais.
A capital volta a receber a iniciativa Essência do Vinho, com três dias dedicados à produção e consumo vínico. Estreando a agenda de novembro na capital, o primeiro fim de semana do mês (1 e 2) é dedicado ao público em geral, com atividades lúdicas, a presença de centenas de produtores e mais de 4000 referências.
Nos destaques da programação de sábado, primeiro dia, figuram provas comentadas com foco nas regiões como os Vinhos Verdes ou Mosel e ainda de vinhos emblemáticos do Veneto. Somam-se as conversas Sommelier by Luso, sobre vinhos leves, espumantes e rosés gastronómicos.
Domingo é dedicado à inovação e identidade regionais, com a realização de sessões sobre o projeto Fora da Série, da empresa produtora de Vinho do Porto Poças; a produção Escondido, de Aníbal Coutinho, e as regiões demarcadas de Dão e da Beira Interior. Também neste dia estão disponíveis provas comentadas sobre vinhos de altitude, produtos vínicos alentejanos, a têmpera de granito e outros temas.
As provas comentadas estão sujeitas a compra de bilhete específico, que inclui a entrada para o dia do evento, e variam entre os 25 e 35 euros.
O último dia do encontro é exclusivo para profissionais, com entrada e participação gratuita, não só no evento, como nas masterclasses e provas comentadas. Reunindo mais de 2000 profissionais das mais variadas latitudes, incluindo 400 produtores, visa garantir que estes especialistas tenham "uma plataforma real para gerar negócios, parcerias e novas oportunidades", como explica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador e proprietário do Essency Company, empresa responsável pela organização do evento.
É também na segunda-feira que, sobre a forma de uma tertúlia, especialistas e representantes institucionais do Rio de Janeiro marcam presença abordando as estratégias, identidade e futuro da gastronomia carioca e vinhos da região. A isto soma-se uma masterclass do enólogo Nicolas Joly, entretanto esgotada.
Apesar de gratuitas, as atividades carecem de inscrição prévia, sendo que algumas, como referido, já se encontram esgotadas.
Enquanto o evento se desenrola, alguns restaurantes da capital apresentam menus exclusivos, na Chefs Week que, tendo iniciado a 27 de outubro, se estende até 2 de novembro. Desenvolvido em parceria com os Vinhos de Lisboa, e com assinatura de chefs renomados e emergentes, os menus tem o preço fixo de 65 euros por pessoa, com vinhos incluídos.
Bilhetes gerais desde 20 euros. Todos os ingressos e inscrições para o evento e as atividades, podem ser adquiridos na bilheteira do site oficial. (https://events.essenciacompany.com/event/essencia-do-vinho-lisboa-2025) Mais informações em essenciadovinho.com.
