De 9 a 11 de maio, a cidade enche-se de cor com mais uma edição da Festa da Flor. A Praça D. Maria II será o epicentro das festividades, que irão ter música, oficinas, exposições, desfiles e muitas flores.
Corpo do artigo
Famalicão transformar-se-á num autêntico jardim, com o apoio de cerca de 40 coletividades culturais e empresas do setor da floricultura do concelho. O período festivo decorre das 10h às 24h, na sexta-feira e no sábado, e das 10h às 20h, no domingo.
Além das exposições e do comércio floral, o festival oferece oficinas variadas — de cerâmica, pintura, bordados e flores de papel — para pôr a criatividade em prática. A gastronomia está garantida pelas tasquinhas típicas que ocupam parte da praça.
A programação cultural inclui, na sexta-feira (dia 9), a arte “en plein air”, espetáculos de concertinas e os concertos de Helena Fernandes e do projeto Chão de Estrelas, que conta com vários artistas convidados.
No sábado (10), haverá desfile de fanfarras pelas ruas da cidade e, à noite, atuações de Joaquim Carneiro e convidados, Maria Silva e Carolina Deslandes.
O domingo (11) começa com a peça de teatro infantil Bzzzoira Moira. À tarde, realiza-se a tradicional Batalha das Flores, com a participação de três dezenas de associações, que com os carros alegóricos, os trajes e flores dão corpo a um desfile cheio de cor. A festa encerra com um concerto da Banda de Famalicão.
Todos os eventos têm entrada livre e decorrem nos palcos instalados na Praça D. Maria II. A programação completa da Festa da Flor pode ser consultada online.