A diversidade cultural e artística preenche as ruas da capital entre 6 e 21 de setembro, com a realização das Festas na Rua, de acesso gratuito. Espetáculos com orquestras, concertos de jazz, cinema e uma viagem até Macau são alguns dos destaques.
Corpo do artigo
O parque urbano Vale do Silêncio, em Olivais, inaugura a iniciativa Festas na Rua em Lisboa, com dois concertos no primeiro fim de semana de setembro. A partir das 21.30 horas de sábado, o Coro e Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta composições cinematográficas e obras maiores. Destaque para "The Mission: Gabriel"s Oboe", de Ennio Morricone ou "Harry Potter: Hedwig' s Theme", de John Williams e peças de Verdi, Wagner ou Johann Strauss II.
O cair da noite de domingo fica marcado pelo espetáculo "MOMENTUM - do Vale até à Lua", de Fernando Pereira e The New Age Band. O concerto revisita os 40 anos de carreira do artista português, numa atuação que mistura música clássica, fado, poesia e sátira. Soma-se a estreia em palco de uma versão inédita da "Sonata ao Luar" de Beethoven e o tema "Amar a Terra".
Os espetáculos de jazz chegam ao Jardim do Palácio da Alfarrobeira, em São Domingos de Benfica, dia 11, com um concerto da dupla de guitarristas Mano a Mano em associação com a Orquestra do Funchal.
Já o jardim do Palácio Pimenta, no Museu de Lisboa, é palco do concerto conjunto da Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal e do saxofonista John O"Gallagher, dia 13.
Para os aficionados pela cinematografia, as Escadinhas do Mercado do Forno do Tijolo, em Arroios, exibem a nova edição de Cinema no Estendal, a 12 e 13, a partir das 20 horas. O projeto organiza duas sessões de cinema ao ar livre, abordando a temática do movimento queer através de filmes premiados e curtas-metragens.
A presente edição termina com uma "viagem" a Macau. Entre 17 e 21, a Praça do Comércio é cenário da interligação cultural portuguesa e macaense, através da dança, música e tecnologia. A iniciativa começa às 21 horas com o fado de Cuca Roseta, um espetáculo de drones e um espetáculo de fogo de artifício sobre o rio Tejo. As atuações ficam a cargo de artistas de ambas nacionalidades, com destaque para Márcio Furtado, Don Fran, Born to Fail e Inês Coito, representando a iniciativa Gebalis Jovens Talentos do Bairro.
A entrada é gratuita. A programação pode ser consultada em www.egeac.pt
