Entre 26 e 30 de agosto, a música regressa ao Crato. A vila do distrito Portalegre recebe mais uma edição do seu festival com um cartaz de artistas nacionais e internacionais, gastronomia e artesanato regional, numa celebração da identidade, cultura e costumes da região.
Corpo do artigo
É já a partir de terça-feira (26) que o Alto Alentejo se torna cenário de uma nova edição do Festival do Crato. O primeiro dia arranca gratuitamente, numa noite desenhada para celebrar as tradições e o regionalismo alentejano. Vizinhos, Os Raiz, Átoa e Kika são alguns dos nomes que compõem o cartaz musical.
Durante todo o festival, a vila do Crato recebe artistas internacionais e dia 26 é a vez da banda inglesa Cutting Crew subir a palco. A noite termina com a rememoração de êxitos antigos com o projeto Remember Old Times.
A festa continua até sábado, com um cartaz musical diversificado. Entre os artistas nacionais, destaque para Wet Bed Gang, Plutónio e Mizzy Miles no segundo dia de festival. Lon3r Johny e Profjam marcam presença a 28 de agosto. GNR e Fernando Daniel atuam a 29 e 30 de agosto respetivamente.
O cartaz conta ainda com artistas brasileiros como Matuê (28) e Daniela Mercury (30) e com a banda de rock britânica Skunk Anansie (29). Terminados os concertos principais, a música continua com DJs nos dias assinalados e ainda o projeto português Insert Coins, que encerra as festividades.
A diversidade de artistas é justificada pela abrangência do público, segundo refere Joaquim Diogo, diretor do festival. "Gostamos muito que as várias gerações possam experimentar aquilo que são diferentes ritmos de música e novos projetos", lê-se em comunicado.
O cartaz musical é apenas um dos atrativos do festival. O evento, que surgiu em 1984 com a Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato, e que só mais tarde evolui para o festival com forte caráter musical, mantém-se fiel ao seu propósito de divulgação da região, dos monumentos e da gastronomia.
Numa viagem pela gastronomia alentejana, estarão disponíveis pratos típicos como o ensopado de borrego, as migas e o queijo de ovelha. Há ainda espaço para a doçaria conventual.
A programação completa está disponível em www.cm-crato.pt.
Bilhetes em: Worten e Fnac (loja física ou site online); Ticketline.