Todos os cocktails de assinatura do Flôr, no The Largo Hotel, tiram partido da micro-destiladora do bar - a rotavap -, incluindo um refrescante e aromático mocktail que tem por base um destilado não alcoólico de folha shiso.
Corpo do artigo
A bancada ao fundo do Flôr parece um laboratório de química. Junto às garrafas de espirituosos alinham-se frascos de vidro com líquidos transparentes e etiquetas que dizem “arroz tostado”, “casca de uva”, “gengibre” e nomes de outros ingredientes. Ao lado, trabalha quase incessantemente a rotavap, a extrair estes e outros elixires que Jorge Morales utiliza na sua carta de cocktails de autor. “É uma destiladora em pequena escala, que destila a baixa temperatura, o que permite manter o máximo de sabor, frescura e textura”, explica o bartender. Em linha com a sazonalidade e o aproveitamento de produtos utilizados na Cozinha das Flores (ambos estão inseridos no hotel The Largo) com vista a diminuir o desperdício alimentar, transversal à carta está também a premissa de que todas as bebidas tenham um componente que passa pela destiladora. E isso aplica-se também aos mocktails. “Queríamos manter a mesma complexidade que temos nos cocktails todos, sem ter a parte alcoólica”, explica Jorge. A destilação (sem álcool) da folha shiso, por exemplo, imprime no Kid’s Stuff uma riqueza aromática que sobressai entre as notas tropicais e levemente cítricas dos outros elementos do mocktail: a água de coco e o xarope de citronela. Esta mistura, depois de gaseificada, chega ao copo como uma proposta extremamente leve e refrescante.
O Reverie, à base de beterraba, oolong e jasmim, e o Ash, composto por avelã, hibisco e infusão de folha de freixo e ulmeira, completam as sugestões não alcoólicas da lista. Qualquer uma destas e das restantes criações líquidas, pedidas ao balcão ou à mesa, podem ser conjugadas com pasteis pela manhã - croissant e mimosa é a parelha clássica de pequeno-almoço - e petiscos durante a tarde, como hambúrguer de lombo de vaca e porco preto, servido em brioche de batata doce. No Flôr, há um cocktail para todas as horas e disposições.
Flôr
Largo de São Domingos, 62, Porto
Tel.: 229760002
Web: florporto.com
Das 10h às 00h.
Mocktails a partir de 9 euros