Ao longo de três dias, o Jardim do Campo das Hortas, em Braga, é palco de mais um Hopen, festival que celebra a cerveja de produtores independentes portugueses.
Corpo do artigo
São muitas as marcas portuguesas de cerveja artesanal que participam na quinta edição do Hopen, em Braga. Nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, o Campo das Hortas transforma-se no ponto de encontro de entusiastas da cerveja artesanal.
Além da presença de 26 cervejeiras, que somam cerca de 200 rótulos, haverá uma sidra (Alfa) e uma kombucha (Mai kombucha), além de muita comida, com a presença de 14 foodtrucks, e música ao vivo.
O festival tem como objetivo “promover a cerveja de qualidade portuguesa, apoiar produtores independentes e fortalecer a ligação entre o público, a cidade e os sabores autênticos”, diz a organização em comunicado.
A abertura oficial é dia 30, sexta-feira, pelas 17 horas. Às 20 horas há um showcooking com Águas de Bacalhau (restaurante bracarense do chef Mauricio Horsth) e a cerveja Letra. Nessa noite sobe ao palco a banda Flashback, para pôr toda a gente a dançar ao som dos anos 1980 e 90.
No sábado à tarde realiza-se um passeio de bicicleta, um quiz cervejeiro e há apresentação de novas cervejas da Musa, Deuses do Malte e Fermentage. Às 20 horas será transmitida a final da Liga dos Campeões da UEFA (Paris Saint-Germain vs Inter Milão) e a noite termina com a música de Os Duques e um DJ set.
No último dia, destaque para um tour cervejeiro com os Cervejeiros Caseiros de Braga, às 18 horas, ao qual se segue um showcooking com o chef Miguel Barbosa e um concerto de tributo à banda brasileira Mamonas Assassinas.
A entrada no Hopen é grátis, mas quem quiser experimentar as referências disponíveis terá de adquirir o copo do festival, por 3,50 euros. Quem tiver copo oficial das edições anteriores não precisa de comprar este, mas tem de o apresentar numa das bilheteiras do festival.
Para se comprar as cervejas é necessário adquirir tokens nas bilheteiras, visto que nunhuma das bancas (exceptuando as foodtrucks) aceita dinheiro vivo nem MBWay.