Um condomínio de apartamentos entre as praias de Olhos de Água e Maria Luísa, em Albufeira, recebeu este verão o primeiro hotel da marca MASANA, vocacionado para adultos e famílias com adolescentes. Tem 33 apartamentos T1 e T2, dois restaurantes, um bar e em breve irá crescer com um wellness hub e somar mais experiências às estadias.
Corpo do artigo
Seguindo os suaves comandos de voz de Fátima Feria, professora de ioga e pilates há 15 anos, os participantes da aula de ioga, em cima dos tapetes dispostos à sombra de uma árvore, vão fazendo as habituais posições, e treinando a respiração. Praticar ioga - seja nas aulas gratuitas às terças e quintas-feiras de manhã; seja a título privado, mediante reserva - é apenas uma das atividades possíveis no MASANA Algarve, o primeiro resort-boutique da marca de bem-estar criada pela empresa de investimento e desenvolvimento VIDA Capital.
Resultado de um exigente projeto de requalificação iniciado em 2023 num condomínio de 52 apartamentos turísticos construído há pelo menos 30 anos, o MASANA Algarve apresenta agora 23 T1 e 10 T2 (dos quais cinco são villas), no total de 33 apartamentos. A maioria dos T1 são duplex e alguns têm mesmo três patamares. Acompanhando o declive suave do terreno, o resort consegue garantir que todos os quartos têm vista direta ou indireta para o mar, ou para as áreas verdes que o rodeiam, contando com o pinhal caraterístico da paisagem algarvia.
Depois do check-in - no qual todos os hóspedes recebem um voucher com uma bebida de cortesia para desfrutar durante a estadia -, e uma vez estacionado o carro no lugar atribuído, um elemento da equipa leva os clientes até ao apartamento, com uma cesta na mão. "Na mesa, colocamos sempre um cartão de boas-vindas, duas laranjas ou tangerinas e duas maçãs, duas fatias de bolo de laranja e duas águas", explica o diretor-geral António Ferreira. A partir daí, a experiência quer-se serena, tirando partido do sossego palpável em todo o resort.
O projeto de interiores foi desenvolvido pela designer Ingrid Aparício by Studio Bacana e apostou em ambientes "onde o design orgânico se funde com texturas naturais, tons terra e elementos sensoriais, evocando o ritmo lento do sul". Todas as divisões parecem gozar de bastante luz natural, e na globalidade, os apartamentos têm ainda um terraço privado mobilado com sofás e mesas. Nas salas, podem dormir ainda mais dois adultos, já que todos os sofás-cama são king size. Nos T2 existem duas casas de banho com banheira ou duche.
Durante o dia, a tranquilidade vivida no MASANA Algarve permite esticar o corpo e as horas. Em frente à piscina de formato ondulante, ladeada por espreguiçadeiras largas e confortáveis, o dia começa no restaurante Casa da Praia, com uma seleção de pães, charcutaria e fruta laminada servida na mesa. Em paralelo, os hóspedes podem servir-se no buffet e escolher uma de várias opções de pratos quentes feitos no momento. Para almoçar, mantendo a vista sobre o mar, há desde tostas a pratos de peixe e carne, ceviches, poké bowls, petiscos e doces.
À noite, a vertente social do MASANA Algarve ganha palco no TUPUQ, o restaurante-bar principal do hotel, com vista para pôr-do-sol e uma curadoria musical "entre o chill-out sofisticado e a batida subterrânea", descrevem os responsáveis do resort. O menu, a cargo do chef José Neto, propõe uma abordagem moderna à cozinha tradicional portuguesa e inclui, por exemplo, cocktail de camarão com manga; salada de figo, queijo de cabra, mel e nozes; risoto de lavagante e lima; e cachaço de porco preto com esmagada de batata e azeite de chouriço.
Ambos os espaços são geridos pelo grupo fundador do BBeach, em Oeiras, e apostam num serviço de sala personalizado e atento ao detalhe, para que nada falhe durante a experiência. Da receita também fazem parte cocktails de autor e uma carta de vinhos portugueses capaz de servir todos os gostos e ocasiões. Estando abertos a não-hóspedes (com acesso vedado à piscina), tanto um como outro podem receber clientes locais. À semelhança do hotel, os espaços estarão encerrados para melhoramentos, entre 15 de novembro e 15 de fevereiro.
O MASANA Algarve reabrirá para o ano após melhoramentos estruturais e operacionais. Até lá, convida a conhecer as suas experiências, que podem passar por provas de vinhos da região, passeios de catamarã na Ria Formosa, oficinas de gastronomia e mixologia, jantares românticos no pinhal, passeios em carros clássicos, passeios de balão, entre muitas outras. Quando reabrir, o hotel deverá contar também com o espaço de wellness The Nook, com duche sensorial, hammam, sauna, fonte de gelo, uma sala de massagens dupla e um ginásio.
MASANA Algarve
Rua Torre da Medronheira, 36, Olhos de Água (Albufeira)
Tel.: 289 373 960/938 362 510
Web: www.masana.com
T1 com vista jardim a partir de 200 euros/noite, com pequeno-almoço