A marca de hotéis Octant, que opera unidades no Algarve, Alentejo, Douro e Açores, lançou a nova plataforma Latitude, uma base de dados com 200 pontos de interesse turístico, acessível a hóspedes e a qualquer pessoa que esteja a preparar uma viagem àqueles destinos.
Corpo do artigo
Apostada em defender aquilo que chama de “localismo” (defesa dos interesses locais) e liberdade”, a marca de hotéis Octant lançou na Internet, em abril, uma nova plataforma sobre pontos de interesse locais, em torno das oito unidades que gere no Algarve, no Alentejo, no Douro e nos Açores. O projeto chama-se Latitude e apresenta uma série de histórias visuais e escritas, pesquisáveis através de oito categorias: Arts & Crafts, Fauna & Flora, Gastronomia, Heroi Local, História & Cultura, Na Comunidade, Quarto com Vista e Um Postal Daqui.
Durante oito meses de trabalho de campo, “a equipa Octant dedicou-se a visitar museus, artesãos, restaurantes, lojas tradicionais e pontos de interesse, conversando com as gentes das terras e descobrindo locais que não constam nos guias turísticos convencionais”, lê-se em comunicado. Depois, compilou o material “numa base de dados, que qualquer pessoa poderá consultar quando estiver a preparar a viagens a esses locais”, explicou à Evasões Filipe Bonina, diretor de marketing da Discovery Hotel Management, que gere os hotéis Octant.
Na plataforma, disponível em https://latitude.octanthotels.com/, são reveladas “histórias únicas” como a tradição do “picar da carne” nas festas do Espírito Santo nos Açores (que figura na categoria Na comunidade), a arte de Joaquim Boavida na criação de cadeiras tradicionais no Alentejo (Arts & Crafts), ou a paixão de António Manuel Marques pelo estudo de pássaros no Algarve (Fauna & Flora)”. A ideia é “oferecer aos utilizadores uma conexão genuína com o território e as suas gentes”, e integrá-las nas experiências dentro dos hotéis, e vice-versa.
Segundo o responsável, o processo iniciado com este projeto, que levou quase um ano a ficar pronto, mantém-se em curso e tem já “mais 88 pontos de interesse em carteira”. No fim de semana de 24 a 26 de outubro, o Latitude passará da Internet para o Octant Douro, com um programa que reunirá chefs, artistas e produtores locais num ambiente de “luxo informal”. Nas atividades haverá também “jantares de degustação, concertos, talks, aulas de ioga à beira do rio e passeios no prado”, entre outras experiências, personalizáveis consoante os pedidos.