O Basáltico Restaurant Garden & Terrace - situado no piso térreo do Hotel Açores Lisboa e com entrada independente pela Praça de Espanha - recebe até 11 de outubro a Semana do Bife Regional dos Açores, um dos ex-libris culinários do arquipélago banhado pelo Atlântico.
Corpo do artigo
O Basáltico Restaurant Garden & Terrace pede aos interessados que preparem o garfo e a faca, mas não é preciso uma faca muito afiada para ter uma boa experiência, já que o bife dos Açores se revela macio e suculento. A carne de Indicação Geográfica Protegida, proveniente de bovinos nascidos, criados e abatidos na Região Autónoma dos Açores, é a protagonista da Semana do Bife Regional dos Açores, que decorre de 6 a 11 de outubro no restaurante, e vai para a mesa como um bife frito, com o seu próprio molho, pimenta da terra e ovo estrelado.
"A carne provém de gado que pasta livremente nos terrenos verdes e húmidos das ilhas, o que lhe confere um sabor e uma suculência incomparáveis. É esta ligação à terra que faz do bife açoriano um dos melhores do Mundo", afirma o Hotel Açores Lisboa em comunicado. Na mesa, o prato principal surge acompanhado por uma dose de batatas fritas aos palitos. Do menu, que tem o valor de 29 euros (sem bebidas), faz também parte o couvert composto por bolo lêvedo, pão de massa-mãe, azeitonas marinadas com pimenta da terra e manteiga Rainha do Pico.
A sobremesa, também incluída, propõe "uma combinação leve e fresca" de pudim de nata e iogurte com texturas de ananás dos Açores. "Cada prato é um pedaço da nossa identidade, servido com orgulho e autenticidade", afirma Bruno Henrique, diretor do Hotel Açores Lisboa. Vera Caseiro, assistente da Direção, acrescenta à Evasões que a aposta no bife - numa versão exclusiva deste menu, ou seja, não disponível na carta habitual - decorreu da preferência de muitos clientes pela carne açoriana, sempre que esta era incluída noutras ações no Basáltico.
O restaurante recomenda a reserva dos menus pretendidos, válidos tanto ao almoço como ao jantar. A Semana do Bife Regional dos Açores, dedicada à promoção deste prato específico, surge na sequência da Semana Açoriana, que animou o Basáltico com atividades gastronómicas, workshops, um mercado e música tradicional, em maio. Estas ações, nas quais se inclui o Azorean Brunch aos domingos, visam colocar o restaurante no radar, dois anos depois de o espaço ter assumido este conceito e a decoração com plantas suspensas.
A valorização das origens está, de resto, presente em toda a carta do Basáltico, não só nos pratos principais - em que se destacam também o lírio com puré de cenoura e açafroa, espinafres e beterraba; e o prego de atum dos Açores com rúcula e pasta de abacate -, mas também nas sobremesas, em alguns cocktails e na carta de vinhos. Durante a semana, o restaurante oferece um menu de almoço a 16 ou 20 euros (com água e café), conforme tenha ou não entrada/sopa e sobremesa. O prato principal tem opção de carne, peixe ou vegetariano.
O Hotel Açores Lisboa - da Bensaude Hotels, que diz ser, atualmente, o "mais notório grupo hoteleiro açoriano" - funciona há 20 anos na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, no atual Parque Urbano Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles (Praça de Espanha). Como "embaixador da cultura e hospitalidade açoriana em Portugal Continental", destaca-se pela sua fachada com um jardim suspenso com espécies autóctones do arquipélago, como a estrelícia e a cica, agora enquadrada na mancha verde desta zona de Lisboa, interligada com o jardim da Gulbenkian.
Basáltico Restaurant Garden & Terrace
Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 3 (Praça de Espanha)
Tel.: 217 222 922
Web: www.bensaudehotels.com
Das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30 (restaurante).
Preço médio à carta sem bebidas: 25-30 euros
Menu Semana do Bife Regional dos Açores: 29 euros (inclui entrada, prato e sobremesa)