Um ano depois de abrir, em frente à Praia da Califórnia, o restaurante MarLuso renovou a sua carta e afinou a inspiração da cozinha, mais ligada ao receituário português, e com alguns toques asiáticos a dar frescura.
Corpo do artigo
Quando abriu portas pela primeira vez em Sesimbra, há pouco mais de um ano, o MarLuso inspirou-se nas viagens do explorador Sebastião Rodrigues Seromenho, explorador do século XVI natural desta vila piscatória, e numa cozinha mais afinada por sabores pan-americanos. Agora, o restaurante situado em frente à Praia da Califórnia, inserido no Sesimbra Oceanfront Hotel, o primeiro cinco estrelas da localidade, renovou toda a sua carta e tornou-a mais portuguesa, com algumas influências orientais.
“A cozinha que mais gosto de trabalhar é a tradicional portuguesa e gosto muito da asiática. Ambas combinam bem uma com a outra. A nossa é muito impactante, forte. A asiática dá-nos frescura, limpa-nos o palato”, explica José Faustino, chef setubalense com década e meia de percurso, sobre a complementaridade das duas gastronomias que servem agora de pilar ao restaurante.
A cozinha de mar é a principal protagonista da casa, criando-se pratos além da dinâmica peixe na grelha, que já é abundante em Sesimbra. As guiozas com recheio de camarão ao alhinho e molho ponzu; a saladinha de polvo, tomate, batata, coentros e pimentos, a puxar pelas notas assadas; a massada de peixe local; o Brás de bacalhau, aqui com emulsão de gemas, “para ficar mais cremoso”, diz o chef; o pica-pau de camarão com leite de coco e chili vermelho; e os filetes de robalo com molho à Bulhão Pato e arroz de coentros são exemplos das influências marítimas.
Gaspacho com ovo cozido e presunto fumado; esparguete com pesto de tomate e bimis na grelha são outros destaques da nova carta. Nas carnes, aposta-se em asas de frango piri-piri; no clássico arroz de pato no forno com laranja; nos lombinhos de porco de vinha d’alhos com creme de espinafres e batatas fritas; ou no bife do lombo à portuguesa. Sem esquecer os croquetes, recheados com carne macia que fica a estufar durante três horas.
Seja na sala interior ou na ampla esplanada com vista direta sobre o areal da Praia da Califórnia – somando-se um total de cerca de 100 lugares -, há ainda espaço para provar os doces da casa, todos tradicionais, da mousse de chocolate com flor de sal e azeite à baba de camelo ou ao leite creme queimado com laranja.
Durante o verão, as sextas-feiras ao jantar vão ter uma dinâmica diferente, ao reboque de um barbecue com peixes e moluscos variados da costa sesimbrense, como sardinha, salmão, espadarte, lula e carapau, por exemplo. Aliás, o produto local emprega-se em toda a linha de cozinha, mas também nas restantes vertentes do MarLuso. Como a mixologia, como mostra o cocktail de autor Arrábida Expresso Martini, que junta Bicabagaço (licor de café e bagaceira artesanal feito com ervas da Serra da Arrábida), vodka e café. Ou em detalhes como a farinha torrada que acompanha o café, no final da refeição, homenageando este petisco doce feito de farinha, chocolate, açúcar, limão e canela, fortemente associada à atividade pesqueira, uma vez que era levada para o mar pelos pescadores da zona.
MarLuso
Rua Navegador Rodrigues Soromenho, Sesimbra Oceanfront Hotel, Sesimbra
Tel.: 965805733
Web: sesimbraoceanfront.com/restaurante-e-bar
Das 19h30 às 22h30, de quarta a sábado.
Preço médio: 35 a 40 euros.