O espírito empreendedor de José Pinto e a inspiração de uma padaria em Roma ditaram o lu’kat, bar e lugar de cultura no coração do Porto.
Corpo do artigo
Movido pelo espírito empreendedor e pela vontade de criar o seu próprio projeto, José Pinto fez nascer no coração da cidade do Porto o lu’kat, um bar de focaccias que quer também ser um agregador da comunidade. O nome evoca o sentido de lugar, experienciado numa padaria que José frequentou numa viagem a Roma, e que o inspirou. “Era um local vibrante, que reunia pessoas de várias idades, de várias culturas, criando-se ali quase uma micro comunidade”, lembra. Para promover esse espírito comunitário, na pequena loja na Rua da Torrinha colocou apenas uma mesa, com dez lugares. “As pessoas acabam por conversar umas com as outras”, diz José.
De Itália, trouxe apenas as ideias, do lugar de reunião e da focaccia, cuja massa é produzida através de fermentação natural numa padaria artesanal no Porto. “É uma focaccia fofa, menos densa e menos gordurosa”, do que o habitual, define José Pinto. A leveza da massa permite dar protagonismo aos recheios, que incluem, por exemplo, uma combinação de queijo azul da Arrábida, compota de cebola e alho assado, beringela e noz; ou até pesto de espinafre, burrata, lombo fumado e pistácio. Todos os ingredientes provêm de micro ou pequenos produtores nacionais, até mesmo os queijos. Para adoçar o final da refeição, já ganharam fama as cookies de chocolate, feitas pela namorada Carolina. E para acompanhar, no copo há vinhão produzido pelo avô de José em Arcos de Valdevez, cerveja e refrigerantes artesanais.
As parcerias locais também se estendem às loiças, criadas pela Oficina Brâmica, e aos eventos mensais. O próximo acontece no dia 12 de abril e vai trazer ao lu’kat a microdestilaria Little Faca e Aquela Kombucha, para um final de tarde de convívio.
lu’kat
Rua da Torrinha, 178, Porto
Tel.: 917 065 744
Web: lukat.pt
Das 12h às 19h, de terça a sábado
