A Kopke, fundada em 1638 - a mais antiga casa de vinho do Porto do Mundo -, e a Tivoli criaram um novo hotel de cinco estrelas, erguido a partir de caves centenárias, em Vila Nova de Gaia. Além da enogastronomia, salta à vista uma espantosa coleção de arte contemporânea.
Corpo do artigo
Fora da mesa, a história do vinho do Porto celebra-se no ritual The Essence of Kopke, uma das massagens de assinatura do spa do Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel. Após provar um Ruby, um Tawny e um White, o cliente elege o óleo de semente de uva a ser usado na massagem. Pedras de xisto aquecidas despertam o relaxamento em pontos específicos do corpo, e de seguida, com a pessoa de barriga para cima, é-lhe pousado no peito um manto de rolhas Kopke aromatizadas. “A ideia é potenciar a energia vital alinhando os chakras”, diz a diretora do spa Cristina Cardoso.
O ritual de 80 minutos, feito numa dos cinco luminosos gabinetes, culmina com uma vela vínica aquecida derretida sobre o corpo massajado. “É rica em óleos nutritivos e extrato de uva, nutre e revitaliza a pele”, explica a responsável, falando do bem-estar holisticamente. É o vinho do Porto o fio condutor. Já os tratamentos faciais seguem os protocolos da Natura Bissé e The Hydrafacial. Antes ou depois, é convidativo usufruir da piscina hidrodinâmica, sauna, hammam e do ginásio, que têm vista para o Douro.
Aberto em fevereiro, o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel nasce de uma parceria entre o Kopke Group, que detém, entre outras marcas, a Kopke, e a Tivoli, marca portuguesa de hotéis e resorts com 93 anos de história, detida pela Minor Hotels. Debruçado sobre o cais de Vila Nova de Gaia em patamares, como as vinhas, o edifício branco e cor de salmão abraça as originais caves Kopke, tornando-as sala de visitas, provas e eventos - ao mesmo tempo que nelas estagiam mais de dois milhões de litros de vinho do Porto em barricas de carvalho francês e em imponentes balseiros.
As provas de vinhos do Porto, conduzidas com mestria pelo escanção Albert da Costa, são de reserva elementar para poder conhecer a produção Kopke especialista em tawnies, com o foco em colheitas e em brancos de idade e antigos. A sensorialidade é extensível às alas Vintage, Tawny e White, graças ao cheiro a fermentação, puxadores em couro e ao design industrial dos interiores dos 149 quartos e suítes, inspirado no vinho. Deles veem-se a Ribeira, Ponte D. Luís I e serra do Pilar, em contraste com o Douro do século XX fixado nas fotografias de Domingos Alvão.
Nas comidas e bebidas, o Tivoli Kopke aliou-se ao chef espanhol Nacho Manzano, que lidera o três estrelas Michelin Casa Marcial, nas Astúrias, e a aposta não é menos ambiciosa. No 1638, que se divide em restaurante e bar de vinhos, o chef apresenta um menu de 11 passos, que só são revelados, num cartão, no final. Ostra com jus de pato e batido de alga codium; lagostim, beurre blanc e pinhões tostados; e bolo de milho com rosquilha de chocolate traduzem, a título de exemplo, o espírito universal com que o chef aborda a essência que liga o Norte e Espanha.
Liderando a cozinha em permanência, o chef de cozinha Alexandre Tomás e o executivo Tony Salgado são também responsáveis pelas tapas do bar de vinhos, criadas por Nacho, e pelo bar da piscina, que serve refeições ligeiras. O restaurante mais clássico encontra-se no piso inferior e chama-se Boavista Terrace, por casar a vista rasgada para o Porto com pratos como arroz de galo e bacalhau confitado. As quintas de São Luiz e Boavista garantem os vinhos DOC Douro e Porto. No Sky Bar Kopke, o entardecer e as noites terão festas e cocktails com Porto.
Tendo os restaurantes e o spa abertos ao público, o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel quer também chamar a atenção dos visitantes e residentes de ambas as cidades para a sua agenda de eventos. Parte dela acontece já de quarta-feira a sábado, entre as 21 e as 23 horas, no bar de vinhos, com atuações ao vivo de grupos de jazz, rock intimista e bossa nova. O São João, a grande festa popular do Porto e Norte, também já tem programação anunciada. Música que se alia a uma coleção de arte, com peças de Picasso, Salvador Dalí e Joana Vasconcelos.
Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel
Rua do Barão de Forrester, 69 (Vila Nova de Gaia)
Tel.: 224 105 600
Web: tivolihotels.com
Quarto duplo desde 220 euros/noite, com pequeno-almoço.
Menu de degustação: 140 euros/pessoa, com harmonizações a 45 ou 80 euros/pessoa