Com autoria da jornalista, fotógrafa e sommelier Vivian Bibliowicz, o livro “Vinhos de Terras de Tempo” traça o perfil a quase 70 produtores nacionais, de todas as regiões vinícolas. Uma homenagem ao trabalho duro e à paixão que liga os seus protagonistas.
Corpo do artigo
Há oito anos, uma viagem enquanto jornalista pelas regiões vinícolas em Portugal fê-la apaixonar-se pelas nossas vinhas, e pela genuinidade de quem as trata. “Já andei por muitas vinhas no mundo, mas estas pessoas conversaram comigo de coração na mão, não eram discursos chatos de marketing”, conta Vivian Bibliowicz, jornalista e fotógrafa colombiana que se dedica à gastronomia e aos vinhos há mais de três décadas, a viver em Portugal há cinco anos, e que acaba de lançar o novo livro – o seu quarto – “Vinhos de Terras de Tempo: Portugal”.
O resultado de dois anos de trabalho pode ler-se agora nesta obra que conta as histórias de quase 70 produtores nacionais, com todas as 14 regiões vinícolas representadas. Com prefácio escrito por Josep Roca, sommelier do El Celler de Can Roca, - restaurante espanhol detentor de três estrelas Michelin e eleito por duas vezes o melhor do mundo no The World’s 50 Best Restaurants, em 2013 e 2015 -, o livro é um tributo à terra e aborda vitórias e motivações, mas também as frustrações destes homens, mulheres e famílias.
“Quis perceber a sua filosofia, a sua forma de pensar como produtores. Fiz perguntas para tocar a sua alma. Mas também perceber quando estão tristes. O que mais me ensinaram foi a sua resiliência. Nem todas as histórias são sempre bonitas e felizes. É um mundo de muito trabalho e de trabalho duro”, conta a autora, que assina as palavras e as imagens do livro, aqui apresentadas de uma forma “mais cinematográfica”, para lhes dar um “sabor mais documental”. “Não quis que fossem postais”, adianta Vivian.
O tempo, de resto, “é o fio condutor” da obra. “O tempo de espera para a colheita. A vida vegetativa de uma vinha leva tempo. O tempo preciso para um vinho chegar à excelência. O da fermentação. Mesmo na vida destas pessoas. O tempo que exige esta atividade. O tempo para descansar. O tempo está envolvido em tudo”, explica a autora natural de Bogotá, que estudou gastronomia e ainda numa escola de sommeliers na Cidade do México, um dos locais onde já viveu e trabalhou, bem como no Equador, Chile e Peru.
É fã de vinhos elegantes e já provou safras produzidas por todo o mundo. Sobre as nossas colheitas, conta: “Há vinhos inacreditáveis em Portugal, produções de alto nível. Mas ainda não se sabem vender bem [para o mundo], há que ter mais confiança”, diz. A paixão pelo mundo dos vinhos, de resto, ganhou peso e forma nos anos em que viveu no México. “O vinho não é só uma experiência sensorial, o olhar, o nariz, a boca. É todo o trabalho que está por trás de cada garrafa”, afirma a jornalista.
Disponível em duas versões – português e inglês -, “Vinhos de Terras de Tempo” pode ser comprado no site da autora, mas também está nas lojas de enoturismo de algumas quintas retratadas ou na livraria lisboeta Under The Cover. “Editar este livro foi um sonho. A oportunidade de fazer tudo o que sei e gosto de fazer: fotografar, conversar, perguntar, produzir coisas bonitas. E provar!”, ri-se.
“Vinhos de Terras de Tempo: Portugal”
De Vivian Bibliowicz
Edição independente, 192 páginas
Web: https://vivianbibliowicz.com/echoes-of-the-land/
Preço: 120 euros + IVA