A Peixaria, é como se chama a casa muito especial onde Rui Teixeira exerce a sua magia.
Corpo do artigo
Rui Teixeira é um dos mais esclarecidos profissionais da grelha que conheço. Está estabelecido com Márcia, a sua mulher, perto da Torreira, em São Jacinto. A Peixaria, é como se chama a casa muito especial onde o nosso herói exerce a sua magia. Gosta profundamente do que faz e tem princípios algo bizarros, como o de não utilizar a mesma grelha mais do que uma vez. Só depois de higienizada regressa. Comunica de forma misteriosa com cada peixe que coloca sobre as brasas, mantendo os pontos de cozedura incrivelmente afinados. O mestre propõe-nos o peixe e depois segue o seu percurso magistral.
Há uma excelente sopa de legumes que apetece sempre, mas aqui o ideal é guardarmo-nos para a empreitada do peixe. Costuma haver enguias fritas, assunto sagrado aqui na Ria de Aveiro. Boas e crocantes, pode bem servir como entrada. A simples sardinha assada é um tratado de bem preparar e bem servir. O bacalhau à lagareiro é outra delícia que fica na memória.
Na minha estreia aqui na Peixaria, há já alguns anos, virei-me para um ruivo que foi superiormente tratado; é peixe que não se encontra muito. Há rodovalho e pregado de grande categoria e provar um e outro é toda uma grande instrução. As descrições de Rui Teixeira são autênticas aulas, que nunca mais esquecemos.
Lá dentro, na cozinha, a chef Márcia trata dos pratos de tacho com mão segura. A feijoada de marisco é maravilhosa, gosto de lhe juntar molho picante, especialmente quando o vinho está a querer fazer o seu trabalho. Sai muito bem sempre o arroz de marisco. E a caldeirada de enguias põe-me feliz.
Regresso ao labor do chef Teixeira lá fora, junto à grelha, para zelar pela empreitada carnívora. Também há magia neste departamento. O sentimento de equilíbrio proporcionado pela primeira etapa faz-me sempre sentir capaz e confiante de me abalançar a uma boa peça de carne. É maravilhoso o entrecosto de porco grelhado que sai das brasas. As febras de porco grelhadas são autêntica guloseima. E o bife da vazia não lhe fica atrás, é peça que se quer e deseja. Da cozinha sai ainda uma bela vitela assada, que faz bem o contraponto com o assunto marítimo.
Há várias doces terminações, a começar pelo excelente bolo de bolacha que a casa prepara. Gosto muito das tartes doces desta Peixaria, atrevo-me a sugerir a tarte de queijo, deliciosa. Remata bem a proposta de queijo e marmelada, celebrada como Romeu e Julieta. Chegamos e partimos de ferry boat, sempre confortáveis e com a sensação de luxo que é ser assim bem tratados.
A Peixaria
Rua Mestre Jorge Pestana, São Jacinto
Tel. 234 331 165
Das 12h às 15h e das 19h às 22h, de quarta a domingo
Preço médio: 17 euros