
Adraga
DR
O restaurante Adraga é palco concorrido dos que procuram as delícias mais marítimas, com os pés praticamente na areia.
O restaurante Adraga, na Praia da Adraga, concelho de Sintra, é uma pérola exótica de bem estar e bem comer. Começou timidamente no início do séc. XX, enquanto pouso de pescadores e gente do mar. Hoje é palco concorrido dos que procuram as delícias mais marítimas, com os pés praticamente na areia. É casa petisqueira e tem os seus valores seguros, que perseguimos com avidez e sentido da gula.
Nesta altura do ano, sabe ainda melhor do que na época estival. A sopa de peixe, longa e pacientemente cozinhada, segue receita ancestral e é alimentada pelo melhor peixe e marisco do dia. É excecional petisco a salada de polvo e as chamuças de camarão são imbatíveis. Há fantásticas ameijoas à Bulhão Pato, produto irrepreensivel, cozinhado a preceito. Há normalmente percebes, delícia das delícias de aqui perto. É aqui que apetece muito sempre a sapateira recheada, que exploramos avidamente com torradas e tostas. Há bons vinhos brancos, e o momento não podia ser mais favorável. Excelentes e fresquíssimas ostras ao natural, abertas ao momento, são a melhor combinação com a rebentação marítima. Acontece logo aqui. Também há sempre mexilhão ao natural, ou à espanhola, com pimentos.
Os pratos de peixe são fortemente dependentes do que o mar do dia traz para a mesa. Processamento minimalista, grelha muito respeitadora do produto. Robalo, dourada, pregado, sargo e salmonete, entre outros, viciam-nos logo na primeira experiência. Faz-se um maravilhoso polvo à lagareiro, solução infalível e muito saborosa. O bacalhau assado na brasa é excelente, e gosto ainda mais do bacalhau cozido com todos. Reverência inescapável ao Atlântico mais distante, de um produto de alma bem portuguesa.
Mas nem só de peixe vive o amante da boa mesa. Pode contar com um copioso bife do lombo, frito ou grelhado, com batatas fritas suculentas, para o termo da empreitada. Ou com excecionais costeletas de borrego grelhadas com molho de hortelã e batatinhas de forno. Uma perdição. Gosto muito também dos lombinhos de porco com alecrim. A carne à beira-mar pode ser a recompensa que todos merecemos.
Para sobremesa, destaco e recomendo os fabulosos merengues disponíveis. A partir de maracujá, morango ou manga, são todos fantásticos e muito bem feitos. Faz-se um ótimo quindim de coco, que é delicioso e apetece sempre. Recomendo vivamente o cheesecake de limão, é terminação doce que nunca falha. Ou a mousse de chocolate. Não se esqueça de molhar os pés na rebentação, é prática gloriosa.
Adraga
Rua da Praia da Adraga, Colares
Tel. 219 280 028
Web: restaurantedaadraga.com
12h30-21h30
Fecha: Segunda e Terça
Preço médio: 35 euros
