Grande encontro com a boa comida, aqui na Cave do Encontro. Polvo à lagareiro, bacalhau com manto de broa, bife três pimentas flambeado e cabrito frito são alguns dos pratos da casa.
Corpo do artigo
Sabe bem chegar a esta mesa na Cave do Encontro, sobretudo quando se está de viagem. Carlos Silva é o grande restaurador deste lugar de Branca, perto de Estarreja. Ama a sua profissão, e vive para proporcionar prazer a quem se aproxima e senta à sua mesa. Há finas fatias de presunto para petiscar, tanto que se preparam aqui ovos rotos com presunto perfeitos. Carlos tem os seus fornecedores prediletos e por isso consegue oferecer uma maravilhosa alheira de caça frita, que nos coloca logo à porta do paraíso. Vem também um queijinho de ovelha curado e fatiado fininho.
Entramos na secção do mar, para encontrar belíssimas lulinhas grelhadas, ou melhor ainda, as ditas lulinhas com gambas, espécie de surf and turf marítimo. Faz-se um maravilhoso polvo à dona do lagar, que podia ler-se polvo à lagareiro e que nos dá tantas alegrias. É maravilhoso o bacalhau com manto de broa, a forma carinhosa como o grande Carlos Silva propõe o prato diz tudo. Estamos perante a preparação do famoso bacalhau com broa, com o azeite certo configura salvação imediata. Também há bacalhau frito com cebolada, evocativo da preparação à moda de Braga, que tanto nos encanta. Há peixe do dia, sempre fresco, que nos propõe um voo diferente. As comptetentes brasas devolvem-nos produto nas melhores condições, com que nos deliciamos à mesa.
Os pratos de carne contêm propostas muito válidas para a nossa refeição. É divinal o bife três pimentas flambeado, evocativo da clássica cozinha de sala e que sabe sempre bem. Faz-se um cabrito frito que apela aos nossos sentidos e nos cativa para sempre. A carne da raça marinhoa medra aqui perto e tem direito a presença individualizada na ementa.
Temos a copiosa posta grelhada, a que juntamos molhos e temperos a gosto, com muito prazer. Mais prazer ainda dão os maravilhosos naquinhos marinhoa, peças tenríssimas cheias de sabor e cozinhadas no ponto da nossa preferência. Faz-se o bife da cave que configura o topo de gama da oferta de marinhoa. Se está com fome daquela, opte pelo saltarico de carnes, composta por porco, vitela, aves e alheira, peças grelhadas a preceito e com muito jeito.
Por encomanda, há pratos da região que são particularmente inspiradores. A caldeirada de enguias é fundamental para entender devidamente a gastronomia da região. Adoro a chanfana de cordeiro. E rendo-me ante o maravilhoso arroz de cabidela. Há uma série de sobremesas de inspiração caseira que vamos querer provar para terminar a refeição em beleza. Grande encontro com a boa comida, aqui na Cave do Encontro.
Cave do Encontro
Rua da Barroca, Edifício Girassol, Fração C, Branca, Albergaria-a-Velha
Tel. 234 548 086
Das 12h às 22h, de terça a sábado; até às 18h30 ao domingo.
Preço médio: 25 euros