Boa mesa e bom vinho é o que se pode esperar da Tasca do Joel, restaurante em Peniche que aposta nos produtos de excelência.
Corpo do artigo
Jael Martins é o empreendedor por detrás de toda a operação da Tasca do Joel. Tem a rara virtude da razoabilidade em tudo o que faz. Alberga diariamente centenas de comensais e pessoas ligadas ao negócio de vinhos e produtos gourmet. Conheço-o há tempo suficiente para garantir que é homem de consensos e vive o assunto enogastronómico de forma muito especial. Tem uma loja à entrada do restaurante que é autêntica gruta de Aladino, tal a profusão de marcas e estilos. A experiência de uma refeição aqui representa a garantia do convívio com vários amantes do vinho e da boa mesa.
Logo a abrir, há finas fatias de presunto Maldonado para ir petiscando. Mandar vir ovos rotos de bacalhau com presunto é rápido e são perfeitos. A morcela de arroz com cebola merece prova e conferência, é por aqui que tem certidão de nascimento. Faz-se um pica-pau de atum fresco que é delicioso, e há percebes que muitas vezes provêm das vizinhas Berlengas. Todo um tratado.
Entrando nos pratos de peixe, é genial a massada de garoupa que a cozinha prepara, mais do que recomendável. Adoro o sequinho de cancarro, uma espécie de caldeirada monoproteína feita com rascasso que sabe a céu. A novidade mais recente é a tempura de peixe-galo com arroz Carolino da Figueira da Foz, maravilhosa e de certa forma revolucionária. E é sempre de considerar o bacalhau à Tasca, frito e acompanhado com batata a murro e cebolada.
No domínio das carnes, há especialidades para que nos devemos aprontar. Caso, por exemplo, da espetadinha de porco e bacon, incrivelmente simples e muito saborosa. Há bons bifes, e o meu preferido é o da vazia à portuguesa, verdadeiramente delicioso. E ao domingo há cozido à portuguesa. Vai ser difícil gostar de outro depois de experimentar este.
A oferta doceira é copiosa, pelo que vale bem a pena reservar espaço no estômago para esta última empreitada. Logo à cabeça das preferências está o doce à Joel, um pudim de maçã merengado absolutamente imperdível. O cheesecake da Tasca, feito com a prata da casa, está sempre disponível. Se aprecia o sentido de aventura, deixe-se seduzir pela genial invenção do Joel Rocher - inspirado no famoso Ferrero Rocher -, um praliné de chocolate, nozes e caramelo. Encanta e vicia. Como tudo o resto nesta grande casa.
Tasca do Joel
Rua do Lapadusso, 73, Peniche
Tel.: 262 782 945
Web: tascadojoel.pt
Das 12h às 16h e das 19h às 23h, de quarta a sábado; até às 16h ao domingo
Preço médio: 30 euros