Demoramos sempre mais tempo a chegar do que imaginamos, pelo que chegamos sempre com fome. Azeitonas temperadas com orégãos, manteiga de algas, pão da vila e cenouras avinagradas com cominhos são solução para esse primeiro impacte.
Corpo do artigo
Vila do Bispo tem no magnífico restaurante Eira do Mel, do iluminado chef José Pinheiro o maior demonstrador da força do Barlavento Algarvio. Demoramos sempre mais tempo a chegar do que imaginamos, pelo que chegamos sempre com fome. O grande Amigo José Pinheiro tem sempre à nossa espera pequenas gulodices para mitigar o nosso desmazelo de fome. Azeitonas temperadas com orégãos, manteiga de algas, pão da vila e cenouras avinagradas com cominhos são solução para esse primeiro impacte. A sala do Eira do Mel configura paraíso petisqueiro.
Depois de aquilatar o nosso estado de aflição, José Pinheiro põe-nos um maravilhoso húmus de grão de bico na mesa e ostras fresquíssimas da Ria de Alvor, juntamente com polvinho do Laredo salteado em azeite e alho. A conversa começa a desenvolver-se e invariavelmente leva-nos até à cozinha, onde tudo acontece sem véus nem disfarces. É aí que a panóplia de entradas é explicitada pelo gigante chef que temos diante de nós. Um queijo de ovelha fatiado, com chutney de queijo de figo Eira do Mel, um produto genial que vamos querer levar para casa. Ovos mexidos com filetes de biqueirão anchovado e alcaparras. E camarão descascado, salteado em azeite e alho.
Recomendo vivamente as duas sopas que aqui se preparam, mesmo no pino do Verão têm efeito mágico em nós. Falo da sopa de abóbora com hortaliça, azeite virgem extra e sementes tostadas, um tratado de frescura e sabor; e da bisque de camarão selvagem com crotões e óleo de açafrão, de clara evocação marroquina.
Os pratos de peixe expõem a delícia que me faz ir todas as vezes que posso ao Eira do Mel, a cataplana de polvo com batata doce. É vezeira pelo país fora, mas provavelmente nasceu aqui e só aqui sabe assim bem. Adoro o bife de atum com xerém de berbigão, concentrado de sabor e felicidade. O bacalhau à Brás é excecional. O caril de camarão do Atlântico é absolutamente imperdível e vem com uma assessoria de luxo. Arroz basmati com passas e pinhões, coentros, gengibre e frutas frescas, solução inebriante e viciante. Faz-se um maravilhoso arroz de polvo à moda do Afincadeiro que não descansamos enquanto não tentamos fazer em casa. Só aqui é bom, com as voltas que o chef Pinheiro lhe dá. São geniais as ostras escalfadas em molho de caril, não pode deixar de provar.
Já nos pratos de carne, destaco o chambão de borrego em caldeirada, utilização brilhante das ervas aromáticas. Maravilhoso o coelho bêbedo em molho de vinho tinto e cacau. E gloriosa a cataplana de galinha à antiga. Há sobremesas muito inspiradas, mas eu insisto em fazer as loas ao queijo de figo Eira do Mel. E quero voltar, como sempre.
Eira do Mel
Estrada do Castelejo, Vila do Bispo
Tel.: 917 555 669
Das 12h30 às 15h e das 19h às 21h30, de terça a sábado
Preço médio: 30 euros