Prato do Dia: no Senhor Zé, no Porto, está tudo de que precisamos para ser felizes
A leitura simples do cardápio faz crescer água na boca.
Corpo do artigo
Fica no coração gastronómico histórico este grande restaurante, junto à praça dos Poveiros. José Canelas assumiu esta casa como principal projecto de vida, juntamente com a sua mulher e família. A leitura simples do cardápio faz crescer água na boca, no Senhor Zé está tudo de que precisamos para ser felizes.
Logo nas entradas estão as perdições que jamais dispensamos. Presunto cortado em lascas fininhas, com pão ao lado para começo de conversa, é uma forma excelente de inaugurar a refeição. Também se serve alheira de boa cepa grelhada como manda a regra. E há toda uma parafernália de pequenas perfeições ao nosso dispor, tais como croquetes, rissóis, bolinhos e pataniscas de bacalhau. Português que se preze adora esta empreitada inicial, a que facilmente acrescenta queijinho de cabra fatiado.
Nos pratos de peixe a escolha é muita e é nesta altura que abrimos uma boa garrafa de vinho branco, José Canelas não brinca em serviço e olha por uma garrafeira exemplar onde sempre há o vinho ideal para o momento. Os filetes de pescada são fresquíssimos e fritos como antigamente, a partir de polme exemplar. A pescada cozida com todos traz-nos à mesa o arranjo com que crescemos e nos fizemos adultos. É prato que não se encontra em toda a parte, o que de certa forma é lamentável. O bacalhau está bem representado neste Senhor Zé. Temos a vezeira variante à lagareiro com batata a murro, feita com azeite de gabarito. Encontramos aqui também o bacalhau à moda de Braga, frito a preceito com a respectiva cebolada e batatas fritas às rodelas. Também há bacalhau à Zé do Pipo, preparação clássica do Porto, com puré de batata e maionese, que não há quem não goste. Completam a lista das minhas recomendações os excelentes filetes de polvo com arroz do mesmo. Tenrura e muito sabor.
Nos pratos de carne há tentações fortes à nossa espera. Um maravilhoso bife de boi com cebolada, por exemplo. Ou uma fantástica posta de vitela com grelos. Por encomenda, faz-se um bom cabrito assado no forno com batata, arroz de forno e grelos. Delícia garantida. E são maravilhosas as perdizes à caçador que aqui se processam.
As terminações doces têm várias soluções, começando pela clássica aletria. Mas não deve deixar de provar a rabanada do Senhor Zé, merece bem prova e conferência. O bolo de bolacha e café é valor seguro, feito segundo os cânones mais clássicos. E faz-se aqui um pão de ló de ir às lágrimas. Tratamento completo e feliz nos dá o Senhor Zé. Melhor é impossível.
Senhor Zé
Rua do Campinho, 13, Porto
Tel.: 222 051 011
Das 12h às 15h e das 19h às 22h, de terça a sábado; até às 15h ao domingo
Preço médio: 40 euros