A chef Paula Peliteiro é a alma e força de todo este lugar. Uma refeição entregue ao seu calor e aos seus cuidados é uma experiência grande e profunda.
Corpo do artigo
Num lugar profundamente pacífico, muito à maneira zen, fica o Sra Peliteiro, em Esposende, a bordejar o Rio Cávado onde ele é mais belo. A chef Paula Peliteiro é a alma e força de todo este lugar. Uma refeição entregue ao seu calor e aos seus cuidados é uma experiência grande e profunda.
Na secção das entradas, surge a proposta irrecusável de ovos gratinados com queijo dos Açores. Sente-se logo o génio culinário, pelo incrível equilíbrio entre todas as partes e pela elegância do conjunto. Sou grande admirador desta abordagem da chef. Os ninhos de gambas com molho pesto são a volta graciosa que raramente encontramos em soluções do género. Sabores muito assumidos, técnica irrepreensível. O carpaccio wagyu com tapenade de azeitonas, lascas de parmesão e rúcula é fundador e emblemático. O creme de legumes da Apúlia é uma homenagem aos hortofrutícolas da região e a textura é perfeita.
Os pratos principais revelam ainda mais sobre a originalidade de abordagem desta grande cozinheira. A moqueca de peixe representa um legado que vem do período brasileiro da chef Peliteiro e segue uma receita que só aqui encontramos. O polvo à Sra. Peliteiro com batatinha salteada e brunesa de legumes prende-nos a alma e é um prato sem mácula, tudo nele é perfeito. Há um bacalhau em teia crocante com puré de grão de bico e molho de camarão que também deve provar. Vai repetir com certeza. É maravilhoso o robalo do mar com carolino caldoso de frutos do mar. Semelhante a um risoto, mas com a ciência da chef em evidência.
Os pratos de carne seguem a linha da absoluta novidade. Caso por exemplo do magret de pato, tartin de cebola com balsâmico de morango. Revolucionou o próprio conceito do prato, por dar tanta atenção à proteína principal como ao acompanhamento frutado. É o “toque Peliteiro” no seu melhor. Gosto muito do lombo de vaca grelhado com espinafres e texturas de batata doce, é uma viagem culinária profundamente pedagógica e livre de preconceitos. E o pernil fumado com arroz de chouriço e batatinhas no forno com legumes salteados é digna de figurar em todos os compêndios.
As sobremesas são irresistíveis, todas elas. O bolo de bolacha com creme de ovo e aveia caramelizada tem de novo a marca de inovação e é toda uma descoberta. Adoro o leite creme com massa filo crocante. E a rabanada com gelado de vinho do Porto é um consolo para a alma de todo o enófilo amante da doçaria. Aqui estamos sempre em boas mãos. Apetece fazer um retiro de alguns dias para provar tudo.
Sra. Peliteiro
Rua do Barqueiro, 4,Quinta da Barca, Esposende
Tel.: 936 438 384
Das 11h às 16h e das 19h às 22h, à sexta e sábado; até às 16h à quarta, quinta e domingo
Preço médio: 28 euros