O restaurante Nortada, no topo da Praia Grande, proporciona um dos cenários mais felizes para uma grande refeição junto ao mar. O proprietário, Luís Silva, governa o lugar com mestria e sentido especial de missão e o incrível por do sol que diariamente proporciona aos seus clientes é inesquecível.
Corpo do artigo
Todos os dias, serve-se peixe de frescura irrepreensível e nas mesas do Nortada o petisco está sempre presente. Mesmo nos dias de vento, instale-se na esplanada e deixe o tempo passar devagar. O nosso Luís sabe aconselhar o vinho branco ideal para a empreitada, a sua garrafeira está muito bem apetrechada.
É maravilhoso o carpaccio de gambas com maionese de caril que se prepara neste grande promontório marítimo. Faz-se um belíssimo tártaro de atum com manga, muito saboroso. Há presunto ibérico 5 Jotas que se fatia aqui mesmo, fininho como se impõe. E claro que há excelente sapateira recheada, que exploramos com muito gosto. Aconselho e recomendo o excecional camarão al ajillo. Difícil é não repetir.
Os pratos principais de peixe são variados e muito apetitosos. Faz-se camarão tigre frito com arroz de coentros e alho que fica na memória. Gosto muito da empada de cherne com camarão e legumes salteados. É um prato que não se encontra com frequência e aqui sabe particularmente bem. Crocância e suculência ao serviço do sabor. Sou fã dos filetes de pescada do Nortada. Vêm com arroz de berbigão e molho tártaro e são muito frescos.
Para quem está com vontades tropicais, é ótima a moqueca de camarão com leite de coco, especiarias e arroz. São fantásticos os pastéis de massa tenra de lagosta. E o bitoque de lavagante é imperdível. O robalo à Bulhão Pato, cozido ao vapor e acompanhado de batata e legumes cozidos, é um dos grandes pratos desta fantástica casa.
Apesar da toada oceânica que se desenrola à nossa frente, há pratos de carne que apetece sempre. É brilhante o bife da vazia à Bia. A peça é frita com molho de soja e natas e vem com excelentes batatas fritas. Para os que preferem, há um bife do lombo com molho de cogumelos que satisfaz sempre bem. A casa prepara um delicioso e canónico bife Wellington que nos coloca na trajectória celestial. Muito bom.
São excelentes e variadas as sobremesas aqui no Nortada. Gosto muito do Doce Nortada, composto por mousse de chocolate, leite condensado e bolacha. É uma forma brilhante de terminar a refeição. O leite creme em massa filo é outra perdição. E a tarte de maçã é gloriosa. Assim como é glorioso o por do sol nesta balaustrada única.
Nortada
Avenida Alfredo Coelho, 8, Praia das Maçãs, Colares
Tel. 219 291 516
Das 12h às 22h. Encerra terça e jantar de segunda
Preço médio: 40 euros
Web: restaurantenortada.com
Prato do dia é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt.