O lugar é idílico e chama cada vez mais clientes, em busca da pureza e raizes culinárias de que todo o português tem saudades.
Corpo do artigo
Estamos na praia fluvial da Louçainha, no magnético restaurante Xisto. O chef João d"Eça Lima tem aqui o seu reduto culinário, numa proposta única no país inteiro. O lugar é idílico e chama cada vez mais clientes, em busca da pureza e raizes culinárias de que todo o português tem saudades. O nosso herói de hoje é intelectualmente orientado, pelo que tudo no seu restaurante acontece por razões concisas e tudo tem uma explicação. Sentamo-nos e estamos quase com os pés nas águas serenas da Ribeira da Azenha. As entradas são convidativas. Há rabinhos de porco ensalsados, que aceitamos logo à laia de petisco. A morcela de arroz com picles de cogumelos é artesanal e o acompanhamento é toda uma instrução. Completa o leque de entradas a inspirada cebolada de polvo avinhado. Estamos muito bem.
Os pratos de peixe são todos apetecíveis, apetece pedir todos. O filete de garoupa com arroz de salsa e limão é francamente convincente. Há carapaus fritos à dona elvira com migas que chamam a atenção. E faz-se uma maravilhosa feijoada de línguas de bacalhau a que ninguém resiste. Os pratos de carne são igualmente apelativos. Clama por conferência e prova a bochecha de javali com arroz de cachaço fumado e castanha, prato bem outonal e gostoso. O veado à zé nobre com feijoca é uma ode ao produto de proximidade. E a mão de vaca com grão corresponde ao que trazemos incrustado no nosso ADN. O chef João nasceu em Lisboa e subiu até Coimbra para estudar história na universidade. E foi em Coimbra que despertou para a cozinha enquanto caminho vocacional. Casou e estabeleceu-se junto às correntes beirãs que assumiu como suas. A interioridade teve forte efeito no cozinheiro e hoje não se imagina noutro lugar com a sua arte e família. A vida é de facto cheia de surpresas e esta pérola humana está muito bem aqui.
Com dois dias de antecedência, podemos encomendar alguns pratos especiais. A chanfana é um caso muito sério, e é emblema da região beirã em que nos encontramos. Também se pode encomendar arroz de cabidela de galo, é fantástico. A outra maravilha é o cabrito assado. O Xisto fica perto de Condeixa e há onde ficar com conforto. Encomende a sua refeição, e depois fique duas noites em toada de exploração, que há muito para conhecer. Nos doces, opte pelo pudim de Licor Beirão que o chef Eça Lima prepara. Ou pela mousse de chocolate com nozes e passas de uva moscatel. Ou ainda pelas deliciosas migas ricas com nozes e pinhão. Saimos sempre com a promessa de aqui voltar.
Xisto
Praia Fluvial da Louçainha, Penela
Tel. 239 012 296
10h30-16h
Fecha: Segunda e Terça
Preço médio: 30 euros