Depois da primeira refeição n’ O Azeiteiro, em Mafra, a nossa vida dá uma volta grande. O primeiro impulso é guardarmos para nós próprios este destino muito especial, que depressa dá lugar à pressa de divulgar este local único onde se come mesmo bem. Só serve almoços.
Corpo do artigo
Depois da primeira refeição n’O Azeiteiro, em Mafra, a nossa vida dá uma volta grande. O primeiro impulso é guardarmos para nós próprios este destino muito especial, que depressa dá lugar à pressa de divulgar este local único onde se come mesmo bem. Só serve almoços, pelo que há que planear a ida com cuidado.
Comece por exemplo com uma sopa de hortaliça, de sabor caseiro, verduras fresquíssimas. É fundamental consultar os pratos do dia disponíveis. Pode ter a sorte de encontrar caras de bacalhau com grão, feitas à antiga, sem qualquer truque ou disfarce. Faz-se uma açorda de gambas absolutamente divinal, com pão que me pareceu de Mafra, ou seja daqui mesmo. Em certos dias, pode acontecer haver jaquinzinhos fritos com arroz de tomate, crocantes e gostosos como a gente gosta. Também há calamares fritos, deliciosos, que apetece levar para casa, mas aqui podemos sempre voltar, que a porta é franca.
Com meio jarrinho de vinho branco da casa, está logo a festa feita. Os pratos de carne revelam várias surpresas. As favas com entrecosto são deliciosas, uma vez mais feitas com a melhor matéria-prima e abençoadas pelo toque único da grande cozinha popular portuguesa. Era assim que devia ser em toda a parte, mas sabemos que não. Há alheira frita, servida com ovo estrelado e batatas fritas que nos põe às portas do céu. E muito de vez em quando há rancho, que é o guisado com massa que está no coração de todo o português. Muito bom mesmo.
Numa abordagem mais petisqueira mas igualmente clássica, este Azeiteiro serve ótimos lagartos de porco grelhados. Outra peça que vale a pena provar configura perdição, e aqui tem o nome de manta saloia. É todo um tratado. Havendo tripas, opte por elas que fica muito bem servido. Temperos robustos e assumidos, e a alma a impregnar-se de sabor genuinamente português.
Não pode ir-se embora sem passar pela sobremesa do dia. A casa produz um pudim maravilhoso, que evoca em mim uma certa nostalgia de tempos há muito passados. É de aproveitar. Quando cumpri o serviço militar obrigatório aqui no quartel de Mafra, conheci pessoas fantásticas e aprendi o verdadeiro significado da solidariedade. Mas nunca dei com o Azeiteiro. Uma cozinha imaculada e local perfeito para a partilha da boa mesa. Foi-me indicado há pouco tempo por um amigo daqui de Mafra. Surpresa tão boa que passa a figurar na lista das minhas preferências. Tamanha alegria tem de ser partilhada pelos amigos da boa mesa e da cozinha bem portuguesa. E cá estou eu a cumprir.
O Azeiteiro
Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro 6-A 2640-486 Mafra
Tel. 261 815 564
12h-14h30
Fecha: Domingo e jantar todos os dias
Preço médio: 10 euros