Na época estival vamos pelo petisco e peixe grelhado, quando faz frio saem pratos de tacho que preenchem bem o nosso imaginário.
Corpo do artigo
Fica em frente à Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia, esta maravilha gastronómica que dá pelo simpático nome de Zizi. Na época estival vamos pelo petisco e peixe grelhado, quando faz frio saem pratos de tacho que preenchem bem o nosso imaginário. Ou seja, qualquer dia é dia de Zizi.
Sou fã incondicional da sopa de peixe, feita com ingredientes frescos e caldo de base de bom talante. Há petiscos que não podemos deixar de provar. O queijo com chouriço é belíssimo para debicar enquanto vamos tomando decisões quanto ao conteúdo da refeição. Há boa alheira de caça, sabe sempre bem no início. Fazem-se calamares, ou lulas fritas cortadas em argolas, que pela sua crocância e sentido do petisco nos transportam até Espanha. Há bom presunto, spresentado em finas fatias de puro deleite. E saem bem os pimentos de Padrón, compondo o ramalhete entradeiro de forma sublime.
A oferta marisqueira do dia é sempre copiosa, aconselho em particular as ameijoas à Bulhão Pato. Respeito pela receita original e frescura irrepreensível. Gosto muito do camarão frito com alho, se lhe deitarmos um pouco de piripiri ainda fica melhor. Não quero deixar de recomendar os excelentes percebes que a casa serve. São deliciosos e sabem genuinamente a mar.
Da cozinha sai um extraordinário arroz de marisco, óptimo para partilhar, em mesas maiores. Há brilhantes filetes de pescada, bem fritos e apresentados. Prepare-se para um polvo assado no forno de tenrura e sabor primorosos. Provavelmente vai mandar vir mais uma dose. Há diversos arrozes disponíveis, recomendo muito o de robalo com coentros. Não se vê muito e é francamente delicioso. A última vez que fui ao Zizi, deliciei-me com a massada de peixe, fui até ao fundo do tacho, de boa que estava.
A seguir à empreitada marisqueira, apetece sempre um bom bife, renda-se ao bife à Zizi e vai aquilatar bem a eficácia de uma boa peça frita à portuguesa. Há também uma boa espetada de Terra e Mar, satisfaz sempre muito bem.
Não como terminar em modo doce a refeição, prove as rabanadas e vai perceber como é bom aqui terminar bem. Há uma tarte de banana com chocolate que desperta a gula com intensidade. E há também um semi-frio de bolacha com chocolate e natas que sabe pela própria vida. Para os palatos amantes de clássicos, há um maravilhoso toucinho do céu. Sai-se sempre do Zizi com vontade de voltar. Dê um passeio no exterior, enquanto decide quando vai ser a próxima experiência.
Zizi
Rua do Mar, Arcozelo
Tel.: 227 620 728
Das 12h às 15h e das 19h30 às 22h, de terça a sábado; até às 15h ao domingo
Preço médio: 40 euros