Na Quinta do Quetzal brilha João Mourato e brilha o Baixo Alentejo, entre pratos vegetarianos, lagostim e peixe do rio, e porco ibérico. Uma demonstração de grande maturidade culinária.
Corpo do artigo
O chef João Mourato mantém-se firme no seu posto na Quinta do Quetzal, em Vila de Frades. Trabalhar à frente de uma cozinha neste reduto do Baixo Alentejo é tudo menos fácil. Há que ser resiliente e ter paixão pelo ofício.
Quando chegamos já vamos com o sentido nos maravilhosos peixinhos-da-horta com mostarda de pimentos. Crocantes, sem excessos de gordura e muito sabor. Deviam vir aqui aprender a arte da tempura os mestres japoneses. Gosto muito da tomatada de pato e ovo a baixa temperatura. São geniais os ravioli de caça, cogumelos e paia de toucinho. Gosto muito do tártaro de beterraba com queijo de cabra das mãos do chef, exemplo supremo de como um prato vegetariano não tem de ser sensaborão. E o que dizer do incrível bife de couve-flor grelhado com cogumelos salteados?
Chegamos aos pratos principais e damos com um precioso lagostim do rio à Bulhão Pato com gema a baixa temperatura e paia de toucinho. Ligação de texturas muito conseguida. Há também um polvo assado que é de ir às lágrimas, acompanhado de batata-doce, salada de pimentos e molho romesco. João Mourato é alentejano dos quatro costados, pai e mãe são da serra de São Mamede, tinha de haver um excelente estufado de grão com sames (bexiga natatória ) e bacalhau confitado em azeite virgem extra. O peixe de rio marca presença com a muito inspirada açorda de caldeta. Com lúcio perca frito. Claro que há borrego assado, carne maravilhosa e muito bem tratada, servido com puré de cenoura, espinafres e molho de hortelã. Sou fã do porco ibérico assado com arroz cremoso de cogumelos. O nosso João Mourato é mestre também nas texturas. A oferta vínica da Quinta do Quetzal é de grande gabarito - não escolha sem ouvir o bom conselho do pessoal da casa.
As sobremesas são fantásticas. As texturas de chocolate negro apelam ao sentido de aventura. A sopa de morangos, caneloni de amêndoa e chocolate branco é de frescura inexcedível. E as migas doces com sorbet de laranja e poejo são o conforto que todos merecemos.
Quinta do Quetzal
Estrada das Sesmarias, Vila de Frades
Tel.: 284 441 618
Web: quintadoquetzal.com
Das 11h às 17h30, de quarta a domingo
Preço médio: 50 euros