Estamos num lugar muito especial, a Tasca do Celso, em plena Vila Nova de Milfontes. É destino obrigatório para os amantes de comida autêntica e dos bons momentos, em boa companhia.
Corpo do artigo
Estamos num lugar muito especial, a Tasca do Celso, em plena Vila Nova de Milfontes. Propriedade de José Ramos Cardoso, natural de Lamego e naturalizado Celso por herança de seu pai, reputada figura de Milfontes. É destino obrigatório para os amantes de comida autêntica e dos bons momentos, em boa companhia.
Chega-se sempre com fome, pelo que é importante mitigar de imediato essa ansiedade. Há várias formas de o fazer, com o requinte desta casa sofisticada a fazer-se sentir no início da empreitada. Comece, por exemplo pelas maravilhosas lulinhas fritas, de polme e fritura irrepreensíveis. E avance sem hesitações quanto à qualidade para meia dúzia de ostras ao natural. Faz-se um fantástico pica pau de sarrajão, o grande tunídeo reduzido a pedaços e sacrificado na frigideira, temperado como a gente gosta. A linguiça frita com ovos mexidos é fantástica e apetece sempre.
A secção de prazeres do mar apresenta-nos vários caminhos possíveis, pelo que me concentro no que dificilmente encontramos noutras mesas do país. A raia no tacho é gloriosa, sabores muito assumidos e equilíbrio culinário digno da mais alta cozinha. A canja de robalo desperta em nós uma espécie de regresso às origens. Adoro a abrótea frita com arroz de tomate, é um peixe que fala ao coração dos pescadores e das populações ribeirinhas. Aqui é o sítio certo para pedir uma cataplana de peixe da nossa costa. É prato da grande tradição portuguesa e tem aqui um dos seus pontos focais. A costa alentejana celebra com carinho as suas cataplanas. Também é de conferir a gloriosa feijoada de búzios que a casa produz com enorme requinte. Pontos de cozedura brilhantes, e excelente harmonização de texturas, a realçar bem os búzios que dão nome ao prato.
A secção das carnes é apresentada como sendo da planície alentejana. De facto, estamos numa latitude única, que ora torna o mar alentejano, ora revela um Alentejo fresco e marítimo. Há excelentes costeletas de borrego, daquelas fininhas e tenras que nos encantam. Faz-se uma carne de porco à alentejana que nos mostra o paraíso da fusão mar e terra, carne tenra e ameijoas fresquíssimas. A variedade e a qualidade estão bem presentes na mista de carnes, os melhores cortes emprestados à grelha bem governada. E é sempre de provar o coelho frito, aqui é transformado em iguaria gulosa.
Terminar com uma boa sobremesa é a forma mais feliz de encerrar a refeição, e isso pode acontecer com a óptima sericaia caseira que sai da cozinha. Também há mousse de chocolate que configura tentação. Marque na sua agenda a próxima visita, não deixe passar muito tempo.
Tasca do Celso
Rua dos Aviadores, 34, 7645-226 Vila Nova de Milfontes
Tel. 263 996 753
13h-15h30, 19h30-23h30
Fecha: Segunda
Preço médio: 45 euros