Estamos no centro de Penafiel, num restaurante de inspiração clássica com o sugestivo nome de O Veraz. É tudo autêntico e verdadeiro, nesta terra de muitas tradições.
Corpo do artigo
O restaurante tem entrada pela rua principal e depressa nos acomodamos confortavelmente. A jovem chef Joana governa os fogões com destreza e sabedoria. Começamos por exemplo, por finas fatias de presunto Pata Negra de bolota. Fazem-nos companhia enquando inspecionamos a ementa. A alheira frita faz parte do elenco possível e é de boa qualidade. Debicar uns pimentos de Padrón salteados também é boa recompensa da viagem, por curta que tenha sido.
Fazem-se boas pataniscas de bacalhau e há salgadinhos que satisfazem muito bem. A secção dos pratos de peixe mostra-nos o caminho para uma excelente caldeirada de peixe. Produto misto local, pode incluir peixe de rio e mar no mesmo tacho. A profundidade do paladar é em grande parte proporcionada pelo equilíbrio de temperos e riqueza da matéria-prima. São fantásticos os filetes de pescada, polme perfeito, fritura exemplar e aquele sabor cítrico que tanto amamos. O arroz de polvo está no ADN de todo o penafidelense e aqui é executado a rigor, como se de parte sagrada se tratasse.
Sagrado mesmo em Penafiel é o bacalhau, que neste Veraz restaurante assume três declinações. A mais relevante é a posta alta assada e aqui recebe a designação de "O Veraz". A segunda é o bacalhau à Valentina, delicioso gratinado de forno que oscila na vocação entre o Narcisa e o Zé do Pipo. O terceiro é o clássico que nos acompanha desde o berço e que é o bacalhau com broa de milho. Com o bom azeite que aqui se aplica, é o céu. Nos pratos de carne estamos muito bem também.
Ao domingo ou por encomenda sempre que quisermos, o totem culinário de Penafiel cumpre o pleno com as duas grandes especialidades a serviço: o cabrito assado e a vitela assada. Nesta casa maravilhosa, tudo é possível, sobretudo se for para nos satisfazer um capricho. Gosto muito da posta grelhada do Veraz e as costelinhas de cordeiro tocam-nos na alma. Fundamental seleccionar um bom vinho para a exploração tanto do peixe como da carne, os empregados conhecem bem o cardápio e saberão indicar o melhor para cada situação.
As doces terminações são todas excelentes, eu recomendo particularmente a mousse de chocolate. Deste restaurante nunca verdadeiramente se chega a sair. A próxima visita é o retomar de uma longa história.
O Veraz
Avenida Araújo Silva, 21, Penafiel
Tel.: 255 723 560
Das 12h às 15h e das 19h30 às 22h30
Encerra quinta e jantar de domingo
Preço médio: 25 euros