
Restaurante Veneza, em Paderne.
Foto: DR
Começou por ser apenas garrafeira, com alguns petiscos disponíveis e hoje é um grande restaurante, com pratos regionais e nacionais da grande tradição.
O restaurante e Garrafeira Veneza, em Paderne, concelho de Albufeira, é uma jóia algarvia incontornável. Manuel Janeiro, proprietário e alma deste lugar único, congrega há décadas todos os que se interessam pelos vinhos e comida nacionais, vividos em tertúlia. Começou por ser apenas garrafeira, com alguns petiscos disponíveis e hoje é um grande restaurante, com pratos regionais e nacionais da grande tradição. Entramos e sentamo-nos na mesa que nos foi indicada e logo vem um pratinho de azeitonas para debulhar, queijinho de ovelha fatiado e pão.
Há entradinhas deliciosas que complementam na perfeição este instante inicial. Pastéis de bacalhau acabados de fritar. Filetes de biqueirão deliciosos servidos em pão torrado. Cogumelos à Bulhão Pato. Alheira de caça frita. E salada de polvo. O marisco tem forte expressão neste incrível lugar. Há deliciosa gambinha da costa, feita ao natural e apresentada em pratinho, com maionese ao lado. O camarão frito com alho é fresquíssimo e sabe pela própria vida, com uma boa fatia de pão. Há amêijoas à Bulhão Pato que exploramos com um dos muitos vinhos brancos disponíveis na grande garrafeira. Faz-se um carabineiro de proporções muito generosas que é grelhado e servido com molhos especiais. E faz-se uma sapateira divinal que é servida com camarão cozido, que nos enche as medidas.
Os pratos de peixe contemplam duas declinações muito gostosas. O bacalhau gratinado no forno com natas, queijo e batata é servido bem quente e satisfaz plenamente. Faz-se um outro, grelhado e desfiado, serve-se com alho, salsa e azeite quente. Nos pratos de carne, a oferta é mais diversificada. Começa logo por um prato meu favorito, iscas de porco com cebolada. Come-se com voracidade, e é muito bom. Gosto muito dos lombinhos de porco fritos em azeite e alho. Há bochechas de porco ibérico estufadas que nos encantam e por isso repetimos quase sempre. Faz-se um ensopado de borrego maravilhoso. Acompanhamos com pão frito e batata cozida, após condimentarmos a gosto com piripiri da casa.
Na secção doce, chamo a atenção para a oferta de maravilhas do Algarve que aqui se serve. Há uma excelente tarte de figo. Faz-se uma fantástica torta de alfarroba com doce de laranja. Manuel Janeiro aconselha vinho da Madeira da casta Verdelho para acompanhar e nós seguimos o conselho do mestre. Também há morgado de amêndoa com doce de ovos e gila. E não podia faltar o Dom Rodrigo. Assim como não pode faltar nunca a vontade de aqui voltar muitas vezes.
Veneza
Estrada de Paderne, Albufeira
Web: garrafeiraveneza.com
Das 12h às 15h30 e das 19h às 24h. Fecha terça e jantar de segunda
Preço médio: 30 euros
