
Foto: DR
No restaurante Morgado Taberna 2017, em Alverca, encontramos o porto seguro a que podemos chamar casa. Isso deve-se, em grande parte ao proprietário, António Vardasca, e à oferta restaurativa de excelência que diariamente cria.
No restaurante Morgado Taberna 2017, em Alverca, encontramos o porto seguro a que podemos chamar casa. Isso deve-se, em grande parte ao proprietário, António Vardasca, e à oferta restaurativa de excelência que diariamente cria. Estamos como em casa. O nosso anfitrião tem prazer no prazer que nos proporciona à mesa. Inventou o lema "lambuza-te" para estimular ao máximo o prazer de aqui estarmos à vontade.
As entradas são inspiradoras. Há presunto ibérico fatiado no momento, que sabe pela vida. O pão quente saloio, juntamente com manteiga de ervas, é delícia inicial a que nunca dizemos não. Põe-se na mesa boa oferta de queijos curados, nacionais e de boa escolha, e com uma garrafa de bom vinho começam oficialmente os trabalhos da sessão do dia. Petisca-se pequenos fritos acabados de fazer e há mariscos de primeira para nos alegrar a empreitada debulhadora. Gambas e percebes exemplarmente cozidos e temperados fazem companhia a uma boa garrafa de vinho branco, das muitas de que a garrafeira dispõe. Também há, normalmente, deliciosas zamburinhas cozinhadas à Bulhão Pato. São, digamos assim, miniaturas de vieiras mais que bem vindas. Há atum fresco para transformar em pica pau ou em bifes.
O forno do Morgado Taberna está sempre a processar brilhantes exemplares do reino de Neptuno. O pregado é muito bom e trabalhado com especial cuidado, em relação ao ponto de cozedura. O mesmo acontece com os incríveis robalos e douradas que a câmara de calor transforma em peças de gabarito. Abençoado o dia em que o nosso herói apostou forte no peixe e marisco. Vai encontrar cataplanas ótimas, recipiente único para a fusão alquímica de sabores, texturas e molho. O grande bivalve de cobre é verdadeiramente prodigioso. Não deixe de provar os pastéis de bacalhau com arroz malandrinho de tomate, são mesmo muito bons.
Mas nem só de peixe vive o homem, e os pratos de carne são todos excelentes aqui neste reduto de Alverca do Ribatejo. Destaco as maravilhosas iscas de fígado de vitela, servidas com elas - leia-se batatas - e imersas num banho de beleza capaz das maiores glórias. Há um fantástico coelho desossado com arroz caldoso de feijão que vai querer repetir. O arroz de cabidela de pica no chão é digno de antologia. E há cortes de bovino para emprestar à grelha que são imperdíveis. Caso por exemplo do chuleton e do tomahawk. As sobremesas são de truz. Milfolhas com recheio de amêndoa. Cheesecake do outro mundo. E pão de ló com doce de ovos. E voltar muitas vezes.
Morgado Taberna 2017
Urbanização Malvarosa Parque, Bloco 2, Lote 41, Piso 0, 2615-071 Alverca do Ribatejo
Tel. 939 552 536
12h-23h
Fecha: Segunda e jantar de Domingo
Preço médio: 25 euros
Web: morgadotaberna2017.pt
