
O restaurante Wellington.
Foto: DR
Fabio Vaz, chef e proprietário, teve a feliz ideia de instalar um demonstrador das muitas virtudes beirãs à mesa. O produto destas paragens é também alvo de processamento primoroso.
O restaurante Wellington, em Freineda, Município de Almeida, fica na raia altaneira e fria, onde nos é proporcionado este lugar pacificador. Uma refeição aqui é um acontecimento único. Fabio Vaz, chef e proprietário, teve a feliz ideia de instalar um demonstrador das muitas virtudes beirãs à mesa. O produto destas paragens é também alvo de processamento primoroso. Começamos bem quando começamos com morcela beirã com puré de marmelo. Ao nível do melhor que se faz no nosso país. Também há uma tábua de presunto ibérico de bolota, excelente para acompanhar com um bom copo de vinho da região. Há gambas al ajillo de grande nível culinário, a oferecer diferença superlativa. E o chef Fábio prepara maravilhosos cogumelos salteados, revelando parte do fabuloso património micológico que a região em que nos encontramos nos reserva.
Os pratos de peixe primam pela tradição, com alguma vanguarda. Faz-se uma fantástica tempura de polvo à lagareiro, rica nos sabores, genial nas texturas. Há um excelente bacalhau assado com batatinha a murro e couve salteada, que nos põe felizes. Os amantes do fiel amigo vão adorar a lagarada de bacalhau, oferece o prazer supremo à mesa e evoca toda uma história de descoberta. Revela além disso o maravilhoso azeite que se produz por aqui.
Wellington é nome de herói da resistência no tempo das invasões francesas e é também nome de bife. Claro que está aqui disponível a receita mais canónica de todas, feita com naco de carne, presunto, cogumelos, tudo envolvido em massa folhada. É muito bom. Também há um naco da vazia à casa com batata frita, couve roxa salteada e molho de queijo. Carne de primeira, cozinha de excelência. Gosto muito do crocante de marrã beirã com migas de couve e arroz de feijão. É um prato inesperado e por isso mesmo é ótima surpresa. Faz-se um excelente arroz de borrego gratinado no forno, novidade absoluta e bem vinda. E sou fã do arroz malandrinho de cogumelos.
Terminamos docemente a refeição com as delícias bem pensadas de Fábio Vaz. A Wellington Nature é uma proposta genial, servida como num vaso em que a areia é bolacha Oreo esmagada e há frutas cobertas por um delicioso creme. Também se faz um delicioso crumble desconstruido à casa, que encanta e diverte. E há bom queijo, para os que gostam de terminar de forma salgada. Certo é que uma refeição aqui será sempre uma doce recordação.
Wellington
Largo de Santa Bárbara - Freineda, Almeida
Tel. 961 881 562
Das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h. Encerra segunda e jantar de domingo.
Preço médio: 27 euros
