Um dos recentes reforços do Príncipe Real, o QG Atelier Bar junta vinhos, coquetelaria, petiscos e artes, pelas mãos de um dos fundadores do vizinho Jobim, com mais de três décadas de bartending.
Corpo do artigo
É carioca, mas mudou-se para cá há sete anos, também a reboque da ligação emocional e familiar a Portugal, tendo um avô natural de Esposende. Ganhou a alcunha de "xerife" ainda nos tempos em que esteve no Jobim, que ajudou a fundar no Príncipe Real, e abriu mais recentemente o seu bar em nome próprio, o QG Atelier Bar - ou Quartel-General Atelier Bar -, neste mesmo bairro de Lisboa, consequência natural de um percurso de bartending que soma três décadas e meia. "Sou o xerife da boa vibe, aquele que mantém a boa ordem e o bem-estar de quem aqui vem", explica, entre risos, Ricardo Lemos.
Tem formação como artista plástico e dedicava-se a esta área, até se ter apaixonado pelo mundo dos bares, da hospitalidade e da mixologia. Pelo caminho, passou por moradas como o New Morning, afamado clube de jazz de Paris, ou Torre de Babel, Malaika e Café Matisse, casas míticas de Florianópolis.
No seu QG Atelier Bar, tem criado "um ponto de encontro entre velhas e novas amizades, uma comunidade entre os amigos e clientes de sempre, e os novos que o vão descobrindo", conta o responsável, que gere o espaço ao lado da filha, Lívia Lemos. O ambiente descontraído e intimista do bar, aberto a partir dos finais de tarde e noite fora, ajuda a criar-se com luz ténue, castiçais com velas derretidas, peças vintage, colagens e esculturas feitas pelo proprietário, como o rosto de Baco que surge junto à garrafeira exposta.
Além de cerca de três dezenas de referências vínicas, quase todas nacionais, a oferta de carta estende-se também aos cocktails clássicos, além do especial da casa, o Ask Ricardo, onde o bartender cria um cocktail personalizado, de acordo com as preferências do visitante. Há uma larga seleção de destilados à escolha e uma secção de petiscos - a cozinha fecha de madrugada -, entre os quais bolinhos de bacalhau, bolinhos de feijoada, sandes de pernil com abacaxi grelhado, sandes de ragu de carne com queijo, pastéis variados e brigadeiros.
A vertente cultural, de resto, também é aposta forte da casa, que todos os meses tem uma festa temática e que acolhe sessões de música ao vivo ou recitais de poesia, por exemplo. Na segunda quinzena de julho, o bar acolhe uma exposição com várias esculturas da sua autoria.
QG Atelier Bar
Calçada Engenheiro Miguel Pais, 3B, Lisboa
Tel.: 911810881
Web: instagram.com/qgatelierbarlx
Das 19h às 2h. Encerra domingo e segunda.
Preço: cocktails desde dez euros