Junto ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, o novo Gandaia Club desdobra-se em dois edifícios vizinhos e centenários: num, funciona um terraço com vistas amplas sobre Lisboa; no outro, um restaurante onde brilham grelhados, fermentados e fumados.
Corpo do artigo
A experiência começa logo nas subidas e descidas, que se fazem pelo elevador privado mais antigo de Lisboa, com cerca de 140 anos. No topo deste palacete situado entre o Bairro Alto e o Príncipe Real, o novo terraço alfacinha brinda-nos com uma das mais amplas vistas sobre a cidade, avistando-se alguns dos seus principais miradouros, jardins e o Tejo.
De frente para o Miradouro de São Pedro de Alcântara, o Gandaia – The Hidden Rooftop acaba de abrir no espaço onde funcionou o Insólito, agora pelas mãos do grupo Paradigma – donos do Canalha e do Ofício, entre outros -, que o revitalizou para o reaproximar do público lisboeta, mantendo grande parte da sua decoração e ambiente, para honrar a identidade do antigo terraço, aberto há mais de uma década.
Durante a tarde, há pastelaria e focaccias da padaria Isco para picar neste espaço dominado pelos tons terracota e azuis-claros, decoração vintage e tapeçarias antigas. De dia ou noite fora, aposta-se em cocktails e mocktails de autor e outras bebidas para refrescar os dias quentes.
O Gandaia Club, de resto, apresenta-se à cidade em dose dupla. No edifício vizinho, onde esteve o Decadente, nasce agora um novo restaurante, mais intimista, onde se janta a luz baixa. No Gandaia – The Decandent Restaurant, dá-se destaque aos fermentados e aos fumados, mas é a grelha a principal estrela da casa, seja a carvão ou a lenha. “Não só pelo sabor, mas porque nos leva às aldeias portuguesas, a uma sensação de bem-estar”, explica o chef David Vieira. Uma cozinha portuguesa moderna que tem influências do mundo, seja em técnicas ou molhos. “Gosto muito de viajar e de não estar restrito a uma cozinha”, adianta o lisboeta, que já trabalhou com Ljubomir Stanisic, Kiko Martins e Nuno Mendes, e passou por cozinhas Michelin como o londrino Murano.
O mundo vegetal, que tem força redobrada na carta, brilha em propostas como a couve-coração fermentada e grelhada com molho de amêndoas e leite de soja; a batata-doce na grelha com labneh, xarope de rosas, vinagre de arroz e granola caramelizada; ou os espargos grelhados com salada de ovo, funcho e huancaína, molho peruano à base de malagueta.
No interior ou na esplanada, onde funciona a cozinha aberta, provam-se outras criações como a presa de porco com natas fumadas à Bulhão Pato, chouriço, acelgas e shiitake; o linguado com caldo de grelos e gremolata, molho de alcaparras, limão e salsa; o prego em bolo lêvedo com molho de mostarda e natas; ou a sobremesa refrescante que junta pepino, merengue com granita de lima e baunilha.
Gandaia Club
Rua de São Pedro de Alcântara, 81 e 83, Lisboa
Tel.: 962109787
Web: instagram.com/gandaia.club
Terraço: das 16h às 23h, de quarta a domingo. Restaurante: das 19h às 23h, de terça a sábado.
Preço: cocktails desde 10 euros no terraço; pratos e petiscos desde nove euros no restaurante.