Jantares de sushi e brunch com grelhados animam fins de semana no Myriad by Sana, em Lisboa
Até ao feriado de 5 de outubro, o restaurante River Lounge, no piso térreo do Myriad by Sana, no Parque das Nações, terá jantares com sushi, ceviches e petiscos portugueses a partir do final da tarde. Domingos são dia de brunch, com peixe e carne grelhados nas brasas.
Corpo do artigo
No hotel de cinco estrelas Myriad by Sana, que acompanha o edifício mais alto do País, a Torre Vasco da Gama, a expetativa da vista panorâmica sobre todo o Parque das Nações e a baía do Tejo manda que se suba ao bar Babylon 360º. As maiores novidades, porém, vivem-se no sopé da torre, poucos metros acima do Tejo, no River Lounge Deck. Aos sábados à noite tem lugar o Al Fresco, uma série de jantares ao ar livre, sob as estrelas, musicados por DJ e saxofonista; e os domingos são dias de Sunday Brunch & Grill, animados por voz, guitarra e percussão.
Tanto um como outro vieram atrair clientes ao terraço do hotel, em formato oval, sombreado por velas de pano e protegido das brisas mais intensas por vidros altos. Mas acima de tudo, a ideia foi proporcionar duas novas experiências estivais, ambas com o importante contributo de Bruno Caetano Oliveira, chef de cozinha com 42 anos e mais de 20 de carreira. Neste que é o terceiro regresso ao grupo Sana - saído do Valverde Lisboa, e tendo passado pelo Epic Sana Luanda e pelo Sheraton Cascais, entre outros -, Bruno chega ávido de fazer acontecer, e com qualidade.
A proposta noturna, entre as 18 e as 22 horas, dinamiza "jantares com alma de viagem". O foco recai especialmente sobre a cozinha de fusão Mayumi, a partir do sushi bar onde dois sushiman produzem as peças com peixe fresco e cortes aprimorados. Sob uma linha mais tradicional, há nigiris, sashimi, hosomaki, uramaki, futomaki e usuzukuri de salmão, lírio ou robalo com molho ponzu e ovas, por exemplo. A temperatura mantém-se fresca nos tártaros de atum picante e de salmão com ovas. Dois ceviches - de salmão e peixe branco - orientam a bússola para o Peru.
"A ideia não é apenas jantar por jantar, daí que tenhamos também petiscos portugueses dados à partilha ao final da tarde", sinaliza o diretor do River Lounge, André Calva. Pica-pau, amêijoas, gambas al ajillo, ovos rotos e prego de novilho são algumas das propostas. Em matéria líquida, além das tradicionais bebidas, três cocktails exclusivos do Al Fresco incorporam líchia, licor de melão e yuzo. Aos domingos, o sushi mantém-se nas opções frias do brunch, que o chef Bruno Caetano renova semanalmente, com criatividade.
Os clientes encontram, imaculadamente expostos numa ilha central na sala do restaurante, os habituais queijos e charcutarias; saladas compostas; ostras da Ria Formosa, ao natural e com molho de maracujá e malagueta; tártaros de salmão e de atum; miniquiches de alho-francês e legumes. Ao lado há rissóis de camarão, chamuças de frango e outros fritos tradicionais; pizas; e gelados e sobremesas de produção caseira, tais como pavlova cítrica e red velvet. No brunch as bebidas são pagas à parte, entre vinhos e sumos variados.
O ponto alto do Myriad Sunday Brunch & Grill, iniciativa do chef, encontra-se no terraço. É a estação de grelhados, "onde o cliente pode escolher a carne ou o peixe que deseja e indicar o ponto de confeção que lhe agrada", informa Bruno Oliveira. Também aqui é profusa a oferta, desde carnes premium - picanha, coxa de frango sem osso, salsicha, chuleton e carré de borrego - a camarão-tigre grelhado, espetada de tamboril e camarão e robalo cozinhados na brasa. Há vários acompanhamentos, a par de opções vegetarianas.
Al Fresco e Myriad Sunday Brunch & Grill
Cais das Naus, Lote 02.21.01, Lisboa
Tel.: 212 468 688
Web: sanahotels.com
Jantares Al Fresco, sábados até 5 de outubro, das 18h às 22h; preço médio, 50 euros/pessoa, à carta, sem bebidas.
Sunday Brunch & Grill, domingos das 13h às 15h; preço, 75 euros/pessoa (acresce 9/14 euros com vinhos/sumos)