A assinalar dez anos, o bar de cocktails de Lisboa está “sólido e maduro”. A dupla de responsáveis reflete sobre o seu caminho e impacto na indústria. Há novidades este mês.
Corpo do artigo
Já receberam a visita dos Muse, da equipa de Madonna e de futebolistas internacionais. Também já se fizeram aqui vários pedidos de casamento. Não só se mantém como o único bar português a entrar na prestigiada lista dos 100 melhores do mundo de The World’s 50 Best Bars, chegando a alcançar a 40.ª posição, como o fizeram durante cinco anos até agora, os últimos quatro consecutivos.
Mas há outras memórias que marcam os dez anos do Red Frog, assinalados em maio. Por exemplo, um estrangeiro que resolveu visitar Lisboa só para conhecer o bar de Paulo Gomes e Emanuel Minez, aparecendo à porta ainda de bagagem na mão, vindo direto do aeroporto, ou outro que decidiu fazer escala na cidade para provar os cocktails da casa, reinterpretações criativas de clássicos.
Uma década após nascer, inspirado nos speakeasies que surgiram durante a Lei Seca americana, nos anos 1920, o Red Frog está “maduro e sólido”, conta Minez. Pelo caminho, é inegável o seu impacto na evolução da coquetelaria nacional e na sua visibilidade lá fora. “Criámos um marco na coquetelaria em Portugal e ajudámos a colocar Lisboa e o bar no mapa do mundo.”
Um percurso feito a evitar “facilitismos”, diz Gomes. “É bom haver alguém a liderar, a mostrar o caminho, para que outros tentem fazer igual ou melhor. Tentamos ir sempre mais além. É bom para nós e para a cidade. Este tipo de bar e de coquetelaria veio trazer um novo mercado.” Gomes e Minez também lideram o Monkey Mash, que partilha morada com o Red Frog, e o 18.68, no Chiado.
Em maio, várias novidades entram em ação. A começar pela estreia de um menu de degustação de quatro cocktails, inspirados nos nossos sabores tradicionais à mesa e “naquilo que somos” – tremoço e cerveja; marisco; pastel de nata; e café com cheirinho. Além disso, a carta fixa de cocktails será quase toda renovada, mas há dois clássicos da casa, servidos desde o início, que se vão manter: o American Gangster, robusto e encorpado, e o Spiced Rusty Cherry, que deixa um aroma a floresta pelo bar.
Red Frog
Praça da Alegria, 66B, Lisboa
Tel.: 215 831 120
Web: redfrog.pt
Das 18h à 1h,de terça a sábado
Cocktails desde 15 euro