Quando nasceu há sete anos – e nem de propósito, no Dia da Liberdade -, o VilaPura veio trazer “algo que não existia” em Tavira. Com sete quartos e piscina exterior, o hotel naturista está a curta distância da Praia do Barril, também esta nudista.
Corpo do artigo
Ainda que por coincidência, as portas abriram-se a um 25 de abril, há sete anos. Afinal, nudez também é liberdade. “Foi curioso ter acontecido nessa data”, ri-se Carlos Domingues, proprietário do VilaPura, hotel naturista a dois passos de Tavira e de Santa Luzia, que gere com a mulher, Filomena. São naturais de Alcobaça e trabalhavam na empresa da família, ligada à exportação de cerâmica, quando a filha do casal decidiu dar seguimento ao negócio. Oportunidade para a dupla mudar de vida e rumar ao sotavento algarvio. “Foi recomeçar do zero”, recorda o dono.
Com a grande vantagem de estar próximo da Praia do Barril, areal naturista cujo acesso está a apenas três quilómetros do hotel, o VilaPura veio trazer “algo diferente que não existia nesta zona”. “Sabia que o mercado existia”, adianta Carlos, acrescentando que em sete anos já foram visitados por hóspedes de cerca de 50 países.
O casal de proprietários já pratica nudismo há vários anos, tendo começado pelas praias e depois passando férias em alojamentos desta índole lá fora. Quando fala em nudismo, fala numa “sensação diferente, de liberdade, de não ter pressão nenhuma de tecido agarrado à pele nem ter preocupações com o que se veste”. E avisa, entre risos: “Quando se experimenta, já não se quer voltar atrás”.
O VilaPura tem sete quartos duplos, cada um batizado segundo os sete pecados mortais, e cada um está decorado com cores e quadros alusivos ao respetivo pecado – o laranja simboliza a gula, o amarelo a inveja, o azul-claro a preguiça e o lilás a vaidade, por exemplo.
A zona exterior conta com uma piscina de água salgada – que é aquecida nos meses quentes, podendo ser usada o ano inteiro -, rodeada de relvado e espreguiçadeiras. Há ainda jacuzzi, um jardim com árvores variadas (amendoeiras, mangueiras e figueiras são alguns dos exemplos da flora envolvente) e áreas de lazer ao ar livre como a área de massagens e a pérgula de estilo árabe, ideal para colocar a leitura em dia, conta Carlos. “Só se ouvem passarinhos”, explica.
Este hotel para adultos não tem restaurante, mas duas a três vezes por semana, organiza-se uma refeição em grupo, para quem queira participar, com a parceria de um restaurante local, onde se servem pratos variados como cataplanas, frango assado ou até polvo, ou não estivéssemos ao lado da capital nacional do mesmo, Santa Luzia.
Além disso, há bicicletas com aluguer gratuito, que podem ser levadas até à praia. Ainda, o hotel permite que os hóspedes criem o seu próprio piquenique, a partir do pequeno-almoço, para levar mais tarde para o areal, fornecendo também sacos térmicos e chapéus de sol de forma gratuita.
VilaPura
Sítio do Bernadinheiro, Tavira
Tel.: 936436633
Web: vilapura.pt
Preço: quartos duplos desde 120 euros, com pequeno-almoço.