Ator vai continuar sessões no Hospital das Forças Armadas. Luta pela cicatrização de feridas e para evitar amputar perna.
Corpo do artigo
Ângelo Rodrigues vai continuar a receber tratamentos na câmara hiperbárica do Centro de Medicina das Forças Armadas. A informação foi dada por fonte do Hospital Garcia de Orta, que não adiantou o número de sessões que terá. O ator está internado neste hospital em Almada há cerca de 15 dias, na sequência de uma infeção generalizada, alegadamente provocada por uma injeção indevida de testosterona.
11262078
Ângelo Rodrigues iniciou, segunda-feira, a primeira sessão em câmara hiperbárica. Este tipo de tratamento é ainda pouco conhecido em Portugal e está quase sempre associado a acidentes de mergulho. Porém, a maioria dos utilizadores apresentam doenças sem ligação a atividades aquáticas.
Os pacientes são sobretudo referenciados por especialistas do SNS, para tratarem diversos problemas, desde o foro oftalmológico à diabetes, por exemplo. De referir que o SNS garante o pagamento dos tratamentos aos utentes, sem a cobrança de taxa moderadora. Cada sessão custa cerca de 60 euros e podem ser realizadas entre uma única sessão, 20 e um total de 80.
11260910
Segundo disse ao "Expresso" Francisco Gamito Guerreiro, diretor do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica, no Lumiar (onde o ator está a fazer tratamentos), os doentes utilizam uma máscara que liberta oxigénio a 100% e assim permanecem durante 75 minutos, tempo de duração de uma sessão.
No caso do ator, pretende-se acelerar a cicatrização de feridas para evitar amputação de uma perna.