Na segunda quinzena de agosto, presidente vai para a "praia do Gigi". Só interrompe para reunir com Costa.
Corpo do artigo
Será a partir de 12 de agosto e por 15 dias. Marcelo Rebelo de Sousa vai trocar os fatos e as gravatas por calções, polos e chapéus, dando mergulhos e tirando selfies. Estará na praia da Quinta do Lago, mais conhecida por "praia do Gigi", em Almancil, tendo ao lado a namorada de há cerca de 30 anos, a advogada Rita Amaral Cabral. O descanso do presidente só será interrompido por reuniões com António Costa.
O Algarve volta, assim, a ser o local escolhido para tempos de lazer de Marcelo, não havendo, como no ano passado, férias repartidas. Antes de seguir para o Sul, o presidente passou, em 2018, um fim de semana nas praias fluviais de Nandufe, em Tondela, e de Porto Várzea, Vouzela, para potenciar a procura dessas zonas do Centro do país, afetadas por incêndios no ano anterior. "A minha ideia é mostrar como é importante que haja turismo nas zonas afetadas pelas tragédias do ano passado", explicou então Marcelo ao "Jornal de Notícias".
Também o Algarve é o destino de férias de outros políticos, como Assunção Cristas, Heloísa Apolónia e Carlos César, que escolhem a região para uns dias de férias com a família.
Rio e Costa não revelam
O JN também quis saber o programa de descanso de Rui Rio, líder do PSD, mas, apesar da insistência, da assessoria só chegou o silêncio. No PS, a resposta dada sobre o plano de férias de António Costa, primeiro-ministro e secretário-geral do partido, foi semelhante às das assessoras dos presidentes das câmaras do Porto e de Lisboa, respetivamente, Rui Moreira e Fernando Medina: "Trata-se de um assunto do foro pessoal".
António Costa esteve um fim de semana no Algarve, em junho passado, com a mulher, Fernanda Tadeu, após as eleições europeias.
Jerónimo de Sousa
Secretário-geral do PCP
A região Sul é a escolha para as férias, marcadas para o final deste mês e as primeiras semanas de agosto. Com a família.
Heloísa Apolónia
Deputada do PEV
Nas três primeiras semanas de agosto, estará com a família em praias do Algarve e Alentejo. Irá à região Oeste para iniciativas.
Fernando Negrão
Líder parlamentar do PSD
Ainda não tem destino definido. "Depende da agenda da restante família", com a qual partilhará "a primeira quinzena de agosto".
Catarina Martins
Coordenadora nacional do BE
Passará os primeiros dias de agosto em Portugal, mais concretamente na região autónoma da Madeira e no Centro do país.
Assunção Cristas
Presidente do CDS-PP
A líder centrista estará, na primeira quinzena de agosto, com a família, na praia das Belharucas, no Algarve.
Carlos César
Presidente do PS
Vai dividir as férias, entre 27 de julho e 15 de agosto, entre o sol do Algarve e os Açores. "Sempre com a família".
João Oliveira
Líder parlamentar do PCP
As primeiras duas semanas de agosto serão passadas em descanso e com a família, no litoral alentejano. Sem especificar.
André Silva
Líder do PAN
Entre os dias 1 e 10 de agosto, estará a "descansar e recuperar energias no Parque Nacional da Peneda-Gerês".