
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, costuma passar férias na praia do Gigi, na Quinta do Lago (Almancil)
Arquivo Global Imagens
As três principais figuras do Estado devem rumar ao Algarve, que tem a preferência da maioria. Há, contudo, quem fique longe da costa.
Corpo do artigo
Se os políticos portugueses estivessem tantas vezes de acordo quanto à vida do país como no que toca ao destino de férias preferido, haveria menos debates e mais harmonia no Parlamento. Este ano, o Algarve é, de novo, a região escolhida por grande parte dos líderes de partido e de bancada: do BE ao Chega, passando por PS, PSD e PAN, e aos quais se soma ainda o presidente da Assembleia da República. Uma minoria vai para outras regiões ou para o estrangeiro.
A preferência pelo Algarve estende-se às três mais altas figuras do Estado. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, costuma passar férias na praia do Gigi, na Quinta do Lago (Almancil), ao passo que o primeiro-ministro tem por hábito optar pelas praias de Lagoa. Augusto Santos Silva também rumará ao Algarve, em família, durante a segunda quinzena de agosto.
interior e lá fora
No PS, o líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias, passará igualmente pelo distrito de Faro. Além disso, irá ainda ao estrangeiro, a Barcelona, onde conta fazer mais alguns dias de praia.
No PSD, o presidente Luís Montenegro passa uma semana no Algarve mas, a 14 de agosto, já tem discurso marcado para a festa do Pontal. O líder parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento, não quis revelar onde irá.
André Ventura, presidente do Chega, vai fazer praia no estrangeiro, embora prefira não revelar onde. Já Pedro Pinto, o líder parlamentar, escolheu o Algarve para repousar, na companhia de família e amigos.
João Cotrim Figueiredo e Rodrigo Saraiva, respetivamente presidente e líder parlamentar da IL, apenas responderam que irão ficar por Portugal, com o segundo a acrescentar que irá estar em família. O que significa que podem vir a engrossar a lista dos que vão para o Algarve.
O mesmo serve para o PCP. O líder, Jerónimo de Sousa, está no Sul do país com a família desde o fim de julho - não pormenorizou onde -, contando aí ficar até às primeiras semanas de agosto. A líder parlamentar, Paula Santos, respondeu que rumará às praias do Sul, igualmente com a família.
No BE, a coordenadora, Catarina Martins, dá preferência à zona Centro do país e leva a família. O líder da bancada bloquista, Pedro Filipe Soares, faz férias nas praias algarvias mas também descansará no distrito de Aveiro, de onde é natural.
Quanto aos deputados únicos, Inês Sousa Real, do PAN, andará pelo Algarve, costa alentejana e Paredes de Coura com família e amigos. Já Rui Tavares, do Livre, irá retemperar forças numa aldeia do Ribatejo onde tem raízes familiares.
Dos ministros, o JN só obteve três respostas. Ana Catarina Mendes, dos Assuntos Parlamentares, fará férias em família no distrito de Setúbal, onde nasceu. Pedro Adão e Silva (Cultura), vai com a família para as praias do Baleal (Peniche) e do Malhão (Odemira) na segunda quinzena de agosto. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, não tinha férias marcadas quando respondeu.
