As três principais figuras do Estado devem rumar ao Algarve, que tem a preferência da maioria. Há, contudo, quem fique longe da costa.
Corpo do artigo
Se os políticos portugueses estivessem tantas vezes de acordo quanto à vida do país como no que toca ao destino de férias preferido, haveria menos debates e mais harmonia no Parlamento. Este ano, o Algarve é, de novo, a região escolhida por grande parte dos líderes de partido e de bancada: do BE ao Chega, passando por PS, PSD e PAN, e aos quais se soma ainda o presidente da Assembleia da República. Uma minoria vai para outras regiões ou para o estrangeiro.
A preferência pelo Algarve estende-se às três mais altas figuras do Estado. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, costuma passar férias na praia do Gigi, na Quinta do Lago (Almancil), ao passo que o primeiro-ministro tem por hábito optar pelas praias de Lagoa. Augusto Santos Silva também rumará ao Algarve, em família, durante a segunda quinzena de agosto.
interior e lá fora
No PS, o líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias, passará igualmente pelo distrito de Faro. Além disso, irá ainda ao estrangeiro, a Barcelona, onde conta fazer mais alguns dias de praia.
No PSD, o presidente Luís Montenegro passa uma semana no Algarve mas, a 14 de agosto, já tem discurso marcado para a festa do Pontal. O líder parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento, não quis revelar onde irá.
André Ventura, presidente do Chega, vai fazer praia no estrangeiro, embora prefira não revelar onde. Já Pedro Pinto, o líder parlamentar, escolheu o Algarve para repousar, na companhia de família e amigos.
João Cotrim Figueiredo e Rodrigo Saraiva, respetivamente presidente e líder parlamentar da IL, apenas responderam que irão ficar por Portugal, com o segundo a acrescentar que irá estar em família. O que significa que podem vir a engrossar a lista dos que vão para o Algarve.
O mesmo serve para o PCP. O líder, Jerónimo de Sousa, está no Sul do país com a família desde o fim de julho - não pormenorizou onde -, contando aí ficar até às primeiras semanas de agosto. A líder parlamentar, Paula Santos, respondeu que rumará às praias do Sul, igualmente com a família.
No BE, a coordenadora, Catarina Martins, dá preferência à zona Centro do país e leva a família. O líder da bancada bloquista, Pedro Filipe Soares, faz férias nas praias algarvias mas também descansará no distrito de Aveiro, de onde é natural.
Quanto aos deputados únicos, Inês Sousa Real, do PAN, andará pelo Algarve, costa alentejana e Paredes de Coura com família e amigos. Já Rui Tavares, do Livre, irá retemperar forças numa aldeia do Ribatejo onde tem raízes familiares.
Dos ministros, o JN só obteve três respostas. Ana Catarina Mendes, dos Assuntos Parlamentares, fará férias em família no distrito de Setúbal, onde nasceu. Pedro Adão e Silva (Cultura), vai com a família para as praias do Baleal (Peniche) e do Malhão (Odemira) na segunda quinzena de agosto. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, não tinha férias marcadas quando respondeu.