A unidade de cuidados de saúde infantil financiada pela fundação de Madonna no Malawi vai abrir portas, esta terça-feira.
Corpo do artigo
Batizado com o nome da sua filha de 11 anos, o Instituto de Cirurgia Pediátrica e Cuidado Intensivo Mercy James está situado no Hospital Central Queen Elizabeth, em Blantyre, Malawi.
Mais de dois anos depois do início das obras, a Raising Malawi - fundação da rainha da pop - anunciou que o projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde do Malawi está finalmente concluído e pronto a funcionar.
A receber pacientes desde 29 de junho, a Raising Malawi explica no seu site oficial que a nova unidade de cuidados de saúde infantil vai "ajudar a duplicar o número de cirurgias em crianças feitas todos os anos e a aumentar as probabilidades de sobrevivência a cirurgias delicadas". Isto "num país com apenas três cirurgiões pediátricos e no qual 50% da população tem menos de 15 anos".
Para além de ajudar os doentes, o instituto pretende formar médicos locais, para que possam "adquirir as competências necessárias para efetuar cirurgias pediátricas", lê-se ainda no site da Raising Malawi.
A rainha da pop, que recentemente esteve em Lisboa, tem uma ligação especial ao Malawi, país onde nasceram os seus quatro filhos adotivos: David Banda e Mercy James, de 11 anos, e as gémeas Esther e Stella, de quatro anos de idade.
Madonna é ainda mãe de Lurdes, de 20, fruto do relacionamento com o "personal trainer" e ator Carlos Leon, e Rocco, de 16, que nasceu do casamento com o realizador Guy Ritchie.