"Daqui, a Terra parece um mundo perfeito". SpaceX realiza primeira caminhada espacial privada
A SpaceX realizou a primeira caminhada espacial privada da história, esta quinta-feira, com a sua missão Polaris Dawn.
Corpo do artigo
Num vídeo transmitido ao vivo pela empresa, o multimilionário norte-americano Jared Isaacman, comandante da missão, foi o primeiro a sair da cápsula, segurando-se numa estrutura metálica instalada na frente da cápsula.
"É precioso", disse de uma altitude de cerca de 700 quilómetros, muito superior à da Estação Espacial Internacional.
Isaacman, de 41 anos, trabalha há vários anos com a empresa de Elon Musk e financia parte da viagem, cujo custo não foi revelado.
Foi seguido por Sarah Gillis, engenheira e responsável pelo treino de astronautas da empresa, que também fez a caminhada para testar os fatos da empresa, um dos principais objetivos da missão.
Os dois permaneceram fora da nave Dragon durante cerca de dez minutos.
"SpaceX, estamos a voltar para casa. Temos muito trabalho a fazer, mas daqui, a Terra parece um mundo perfeito", declarou Isaacman.
Dois outros passageiros, o piloto Scott Poteet, tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos EUA e amigo de Isaacman, e a engenheira líder de operações especiais da SpaceX Anna Menon, que trabalhou para a NASA, também foram expostos ao vácuo do espaço assim que a escotilha se abriu, já que a nave não está equipada com uma câmara de descompressão.
A NASA comemorou a conquista da SpaceX. "O sucesso de hoje representa um grande passo para a indústria espacial comercial e para o objetivo de longo prazo da NASA de construir uma economia espacial americana vibrante", escreveu o diretor da agência espacial dos Estados Unidos, Bill Nelson, na rede social X.
O foguete Falcon 9 lançou em órbita a cápsula Dragon que transporta os quatro passageiros desta missão, batizada de Polaris Dawn, que atingiu uma altitude de 1200 quilómetros.
Este marco é o mais recente de uma série de conquistas da SpaceX, empresa fundada por Elon Musk em 2002 e que se tornou uma potência que reconfigurou a indústria espacial.