Design original mas com atualizações modernas: o icónico Spectrum está de volta
O "ZX Spectrum", lançado em 1982 pela Sinclair Research, está de volta. Recordado pelos mais velhos como um dos mais influentes microcomputadores europeus de oito bits durante a década de 1980, vai voltar a ser comercializado com diversas atualizações a partir desta sexta-feira, 22 de novembro, por 99,99 euros.
Corpo do artigo
O novo dispositivo criado pela Retro Games, comercializado como "The Spectrum", é um remake moderno em tamanho real do clássico computador. Embora mantenha a essência do modelo original, nomeadamente uma réplica exata do famoso teclado de borracha com teclas totalmente funcionais e um suporte completo para os modos de jogo 48K e 128K, o novo equipamento apresenta algumas atualizações, como portas HDMI para o ligar a televisões modernas e quatro entradas USB para compatibilidade com "joysticks" e comandos de consola.
O "The Spectrum" traz 48 jogos integrados, incluindo o "Manic Miner", "The Hobbit", "Saboteur!" e "Head Over Heels", que são oficialmente licenciados e podem ser jogados usando apenas o teclado, assim como eram quando foram lançados originalmente. No entanto, será possível também expandir a biblioteca de jogos, através de USB.
Além disso, o "The Spectrum" vai incluir a capacidade de retroceder o jogo em até 40 segundos para ajudar os jogadores a passar níveis difíceis, quatro "slots" para guardar o progresso dos jogos e uma opção de filtro para replicar televisões antigas.
"Uma obra-prima lindamente projetada que pertence a uma galeria de arte. Adornada com as cores únicas do arco-íris, esta máquina divertida, peculiar e extrovertida traz de volta a alegria dos jogos fáceis, oferecendo uma experiência que os jogos modernos perderam", lê-se no site da Retro Games. "Com a sua estética intemporal e personalidade vibrante, The Spectrum não é apenas uma réplica atualizada do icónico computador doméstico dos anos 80, é uma obra de arte que oferece uma aventura de jogo nostálgica, mas sempre relevante para todos".
Portugal tem museu dedicado ao "ZX Spectrum"
Em Portugal, tal como no resto de Mundo, o "ZX Spectrum" foi reconhecido por ser um símbolo de inovação e, para muitos, foi o seu primeiro computador pessoal. Em território luso, há mesmo um museu dedicado ao dispositivo em Cantanhede, o Museu LOAD ZX Spectrum.
Localizado na antiga escola primária Conde Ferreira, no centro da cidade de Cantanhede, abriu portas no dia 17 de outubro de 2020, "provavelmente com a maior coleção mundial de invenções de Sir Clive Sinclair", onde se destaca o microcomputador "ZX Spectrum". O projeto, nascido fruto da visão do colecionador e engenheiro informático João Diogo Ramos, natural de Cantanhede, homenageia os pioneiros que colocaram os computadores nas nossas casas durante os anos 80.
Recentemento, no seu novo plano estratégico, o Museu LOAD ZX anunciou que vai reforçar as apostas na educação, gaming e inovação, visando reafirmar-se como um espaço de referência na área educativa, cultural, promovendo a literacia digital e a inclusão.