Quer saber se vê bem? Há uma nova aplicação da Organização Mundial de Saúde para verificar
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou a aplicação WHOeyes, que avalia a acuidade visual ao perto e ao longe.
Corpo do artigo
“A acuidade visual é a avaliação mais comum da função visual. É uma medida simples, não invasiva e fundamental para determinar a presença de deficiência visual. Um teste de acuidade visual mede a capacidade de uma pessoa identificar ou distinguir claramente um objeto ou letra a uma determinada distância", afirma Raúl de Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), num comunicado enviado às redações.
O princípio da WHOeyes é baseado na forma como um profissional de saúde avalia a visão, utilizando uma tabela de acuidade visual num ambiente clínico. A letra “E” é mostrada em diferentes tamanhos e direções e o objetivo passa por identificar para onde a extremidade aberta do "E" está voltada. Se responder corretamente, o tamanho da letra “E” vai diminuindo, tornando o teste mais difícil.
No final do teste, é apresentada uma pontuação entre 0% e 100% e uma fração de acordo com a sua acuidade visual. Segundo a nota, a deficiência visual de longe pode ser considerada leve (pior que 6/12 até 6/18), moderada (6/18 até 6/60), severa (6/60 até 3/60) ou cegueira (pior que 3/60). A deficiência visual de perto é considerada quando a pontuação é pior do que N6 ou M.08 a 40 centímetros.
A WHOeyes, que é uma aplicação gratuita, está disponível para os dois sistemas operativos iOS e Android, e é compatível com aparelhos móveis, como smartphones ou tablets. É adequada para qualquer pessoa com mais de oito anos.