Universidade do Texas vai lançar curso que combina Inteligência Artificial e medicina
A Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América, vai criar o primeiro curso do país que alia a Inteligência Artificial (IA) ao ensino da medicina.
Corpo do artigo
O objetivo passa por "preparar os estudantes para a nova geração de cuidados de saúde através do treino aplicado em IA", explica o diretor do curso multidisciplinar, Ronald Rodriguez, num comunicado divulgado pela universidade.
A IA pode ser encontrada em várias áreas do campo da medicina, tais como "planos de tratamento, cirurgias robotizadas e dosagem de medicamentos", refere o documento.
O projeto começou em 2021, de forma experimental, com apenas dois alunos que demonstraram interesse e que devem terminar o curso na próxima primavera.
Para frequentar a nova formação, os estudantes têm de completar pelo menos um ano de medicina na Universidade do Texas. Os alunos que estão a frequentar o terceiro ano, na mesma instituição, "com bom aproveitamento escolar" também se podem candidatar.
O curso terá uma duração de cinco anos, mas os estudantes que entrarem depois do terceiro ano só vão fazer dois semestres na área de IA.