Gilmore destroça aspiração do campeão olímpico na única etapa para sprinters da Volta
Na única etapa da 86.ª Volta a Portugal talhada para sprinters, o australiano Brady Gilmore (Israel Premier Tech Academy) bateu Santiago Mesa (Efapel) e Iúri Leitão (Caja Rural), em Viseu, deitando por terra a ambição do campeão olímpico, que tinha apontado a quinta etapa para vencer.
Corpo do artigo
Naquele que seria, em teoria, o único dia para os sprinters puros brilharem - apesar do "sobe e desce" de Viseu e de três prémios de montanha -, o primeiro a cruzar a meta foi um dos quatro corredores multados pela organização, na segunda etapa, na ligação entre Felgueiras e Fafe, por agressões durante a corrida. Iúri Leitão, que subiu ao pódio como líder dos pontos e melhor português, deixou críticas à organização pelo traçado da prova ser extremamente montanhoso, perspetivando que, no final, seja o mesmo corredor a vestir todas as camisolas.
Com a amarela, continua Artem Nych, vencedor da Volta a Portugal do ano passado, que confessou estar ansioso pelo dia de descanso desta terça-feira. O corredor russo da Anicolor-Tien 21 sabe que a segunda metade da prova será mais exigente, precisamente devido à montanha, admitindo que o seu principal adversário, Jesus Peña (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) está melhor nesse terreno.
Na terça-feira, o pelotão cumpre o tão aguardado descanso, antes de tiradas que se adivinham difíceis, como a chegada a Guarda, à Torre ou a Montejunto.