Incêndio na COP30 obriga à evacuação do recinto. Treze pessoas assistidas
Um incêndio deflagrou, na tarde desta quinta-feira, junto a um dos pavilhões sediados na Zona Azul da Conferência para as Alterações Climáticas (COP30), em Belém do Pará, no Brasil. O recinto está a ser evacuado devido ao fumo intenso que se faz sentir no interior. Vinte e uma pessoas ficaram feridas, 19 das quais por inalação de fumo.
Corpo do artigo
O JN sabe que o incêndio começou junto do pavilhão de um país africano. A energia foi cortada por segurança e não há registo de feridos. O incidente causou alguns momentos de pânico nos corredores, com centenas de pessoas a dirigirem-se para o exterior, numa altura em que começou a chover e a trovejar na cidade.
O ministro Turismo do Brasil, Celso Sabino, adiantou que o incêndio já está controlado, ainda assim os trabalhos foram interrompidos e o acesso ao recinto está interdito. Do lado exterior, as autoridades estão a afastar as pessoas dos edifícios. O Pavilhão de Portugal não foi atingido pelas chamas.
A presidência brasileira da COP30 indicou, através de comunicado, que o estado dos 19 feridos assistidos por inalação de fumo está a ser monitorizado e que foi prestado "apoio médico adequado".
Feriado no brasil leva multidão à COP
Algumas pessoas estão a ser encaminhadas para a Zona Verde do recinto, de acesso ao público geral, que está completamente sobrelotada. De acordo com a organização, esta manhã passaram por lá mais de 65 mil pessoas, quando habitualmente o número não ultrapassa as 72 mil por dia.
A afluência à COP acontece num dia de feriado nacional no Brasil, o Dia da Consciência Negra, sendo também o penúltimo dia da cimeira. O JN apurou no local que havia filas de mais de uma hora para entrar no recinto.



Fotos: Abílio T. Ribeiro
Milhares de pessoas esperam mais de uma hora, debaixo de um sol tórrido, para entrar na COP30
